terça-feira, 23 de setembro de 2014

Arkona – Yav (2014)

Por Rafael Menegueti

Arkona - Yav
Mais uma banda de folk metal da Europa dando as caras por aqui. Dessas vez, os rusos do Arkona. A banda é famosa pelo seu som que une influencias da música tradicional eslava, com letras de temática pagã e forte influencia de black metal. O grupo lançou nesse ano seu sétimo disco de estúdio, “Yav”, e é sobre ele q eu falo hoje.

Para quem não está familiarizado com o folk metal, pode parecer estranho ver uma banda como o Arkona em ação. As letras são totalmente em russo, e a banda se veste como se fossem guerreiros pagãos da idade média. A vocalista Masha “Screams” é o grande destaque da banda. A frontwoman possui um vocal forte, cheio de energia e faz guturais como poucas. A velocidade e a sonoridade atmosférica dão um ar épico ao som do grupo.

Em “Yav” a banda busca ampliar esses horizontes e fugir dos lugares comuns, evitando um disco previsível. Abrindo com a longa e caótica “Zarozhdenie”, que já nos mostra o caminho que o disco pretende seguir. São ao todo quase 70 minutos de puro metal pagão. Na segunda faixa, “Na Strazhe Novyh Let”, podemos conferir uma banda mais melodica, e com uma velocidade propria do estilo, quase tendendo novamente ao black metal.

Os russos do Arkona: metal extremo pagão
Apesar de contar com apenas nove músicas, é muito improvável que os fãs do grupo ou do estilo venham a se incomodar com isso. A banda usa bem o tempo do disco, fazendo com que ele flua sem enjoar, com um som que varia e muda de cara a cada instante. O resultado é um disco maduro, que vai alem do que os fãs de folk metal estão acostumados, e repleto de riffs pesados, velozes e arranjos envolventes. Masha consegue dar uma atmosfera ainda mais épica com seus vocais cheios de personalidade e força. O novo baterista, Andrey Ishchenko, também mostra estar bem entrosado, e imprime uma velocidade e precisão impressionantes, mantendo o nível dos trabalhos anteriores.

“Yav” pode ser considerado um dos melhores trabalhos deles, e uma evolução natural do estilo que a banda já vinha desenvolvendo em outros discos. Desde “Goi, Rode, Goi” (2009) o trabalho do Arkona vem crescendo em importância e qualidade de modo imensurável dentro do folk metal. Banda obrigatória, lançamento obrigatório para todos os fãs do gênero.

Nota: 10/10
Status: imponente

Faixas:

01. Zarozhdenie
02. Na strazhe novyh let
03. Serbia
04. Zov pustyh dereven'
05. Gorod snov
06. Ved'ma
07. Chado indigo
08. Jav'
09. V ob'jat'jah kramoly