quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Metal Festival (2015):





Por Davi Pascale

DVD lançado pela Coqueiro Verde traz os melhores momentos do cultuado Download Festival na edição de 2009. Apesar de contar com poucas músicas e da ausência de extras, acaba sendo um vídeo interessante para os fãs de som pesado.

Descobri esse DVD totalmente por acaso. Em uma de minhas reviradas na loja Saraiva no shopping próximo de casa, encontrei essa fita jogada no bacião com um preço próximo dos 10 reais. Exatamente, estava misturado naquela pilha que traz Mastruz Com Leite, Cristiano Araujo e mais algumas coisas que gostamos de passar bem longe... A capa é extremamente simples, mas o que me chamou a atenção foram justamente os grupos estampados nessa capa. Resolvi arriscar...

E não é que a fita é bacana? É claro, a produção é extremamente simples. Menu extremamente simples. Não há extras, nem legendas. O conteúdo, entretanto, é legal! Os artistas escolhidos são ótimos e a maioria das performances são espetaculares. A qualidade de áudio e imagem é muito bacana também. O único senão é que, muito provavelmente, isso deve ter sido um especial de TV em algum país estrangeiro e os grandes “gênios” resolveram censurar o áudio. Então toda vez que alguém solta um palavrão (tanto nas falas quanto nas letras) o som some ou entra um bip. Se  já fiquei abismado com isso quando a MTV brasileira transmitiu o show do Guns no Ritz no ano em que estreou no Brasil (1991) e se utilizou dessa ‘técnica’, não preciso nem dizer que acho extremamente bizarro que isso ainda exista.

Faith No More empolga...

Hatebreed, Down (sim, a banda do Phil Anselmo), Limp Bizkit, Staind e Tesla aparecem aqui com uma musica cada. Mereceriam, pelo menos, mais um som. A única do Tesla aqui é uma balada que nem é deles. Tudo bem, a faixa é legal e a versão é boa, mas os caras tem bastante rock n roll legal. “Cumin´ Atcha Alive”, “Hang Tough”, “Edison´s Medicine”, só para dar alguns exemplos. Se fosse para pegar uma balada, teria escolhido “Gettin´ Better”. De todo modo, a performance é boa. Hatebreed é destruidor. Paulada sem dó. Staind e Down também são bem interessantes. Agora... Limp Bizkit versão censurada é simplesmente de-ses-pe-ra-dor. O som some de segundo em segundo. Chega a irritar.

Slipknot, Korn, Faith No More e Def Leppard aparecem com três sons cada. Contando com sons considerados clássicos entre seus fãs, os três primeiros demonstram o profissionalismo de sempre. Os momentos curiosos ficam com a (boa) versão de “Another Brick In The Wall” (Pink Floyd), realizado pelo grupo de Jonathan Davis e pela versão de “Introduce Yourself” do grupo de Mike Patton. Legal ver os caras realizando um som da fase Chuck Mosley que não seja “We Care a Lot”. A decepção fica com o Def Leppard. Adoro o grupo. As músicas escolhidas são clássicos, o instrumental é impecável, mas Joe Elliot não estava em um bom dia. As partes altas apelava para um falsete não muito bom ou jogava o microfone para o público. Aqueles que, assim como eu, tiveram a oportunidade de assistir esses caras no extinto Olympia, podem dar uma frustrada.

... e Def Leppard decepciona!

Infelizmente, muita banda foda que se apresentou nessa edição ficou de fora. Alguns exemplos? Whitesnake, ZZ Top, Journey, Dream Theater, Chris Cornell, Lacuna Coil, Motley Crue, Marilyn Manson, Killswitch Engage, Duff Mckagan Loaded… Daria para fazer mais uns 2 volumes brincando, mas como isso é meio que um bootleg só nos resta torcer para que um dia os responsáveis pelo evento soltem alguns DVDs oficiais e mais completos. Até lá, nos divertimos com esses materiais que eventualmente caem em nossas mãos. Para quem coleciona item desses grupos, vale a pena ter...

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Divertido

Faixas:
      01)   Wait and Bleed (Slipknot)
      02)   Sulfur (Slipknot)
      03)   Duality (Slipknot)
      04)   Falling Away From Me (Korn)
      05)   Blind (Korn)
      06)   Another Brick In The Wall (Korn)
      07)   To The Threshold (Hatebreed)
      08)   Stone The Crow (Down)
      09)   Break Stuff (Limp Bizkit)
      10)   Mudshovel (Staind)
      11)   Land of Caffeine (Faith No More)
      12)   Surprise! You´re Dead (Faith No More)
      13)   Introduce Yourself (Faith No More)
      14)   Signs (Tesla)
      15)   Hysteria (Def Leppard)
      16)   Animal (Def Leppard)  
      17)   Armaggedon It (Def Leppard)