quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Garbage – One Mile High...Live DVD (2013)



Durante o mês de Janeiro, o Riff Virtual está de férias. Nesse período, estaremos reprisando algumas de nossas melhores matérias. A partir de 1 de Fevereiro estaremos de volta com matérias inéditas. Obrigado pelo apoio. Rock On!




Por Davi Pascale

Na década de 1990, o Garbage dominava as paradas com hits como “Stupid Girl”, “Push It” e “Only Happy When It Rains”. Com visual e sonoridade moderna, o badalado produtor Butch Vig como integrante efetivo, além da belíssima Shirley Manson nos vocais, não era difícil de se imaginar que cairiam nas graças da juventude. Depois de indas e vindas, finalmente o grupo de Wisconsin soltou no mercado o seu primeiro DVD ao vivo. O vídeo chegou às lojas no ano passado, mas o show ocorreu em Outubro de 2012 em Denver e chegou a ser transmitido na AXS TV.

Quando a banda foi formada, os músicos já eram mais do que experientes. Não eram mais garotos de 18, 19 anos vivendo o sonho do estrelato. Butch Vig, por exemplo, já era extremamente respeitado. Arrisco dizer que era um dos produtores mais procurados da cena alternativa. Vig chegou a produzir artistas como Sonic Youth, Smashing Pumpkins, sem contar no disco que marcou aquela geração, Nevermind do Nirvana.  Portanto, não se assuste ao se deparar com 3 músicos com aparência de senhores quando der o play. Não estão com uma velhice prematura. Os músicos já estão entre 55 e 63 anos. A mais jovenzinha é Shirley Manson, que está com 47 anos.

Quem acompanhava a cena alternativa de perto, já havia ouvido falar da garota antes do primeiro trabalho do Garbage. A moça conseguiu algum destaque com um grupo chamado Angelfish com quem chegou a lançar um álbum auto-intitulado em 1994. A MTV chegou a exibir o clipe “Suffocate Me” em sua programação. Incrivel notar que mesmo com o passar dos anos, Shirley continua chamando a atenção por sua beleza, que fica mais nítida no material extra, já que no show usa um visual comportado. Sua voz também não sofreu grandes mudanças.

Aqueles que, assim como eu, viveram a década de 90, devem se recordar dos clipes super produzidos que faziam. Alguns até com efeitos especiais. Por conta disso, esperava que o show tivesse uma preocupação estética. Não que subam ao palco trajados de maneira desleixada, mas a apresentação é a banda e nada mais. Butch Vig chegou a declarar que isso foi proposital. Não sei até onde essa foi a melhor escolha. Com o tipo de som que fazem, não apenas caberiam alguns recursos visuais casando com as músicas como acredito que deixariam o show mais intrigante.

Apresentação simples e empolgante marca primeiro DVD ao vivo

Esse fator, contudo, não tira a magia da performance. Os músicos tocam com entusiasmo e não poupam músicas durante o set. Além de executarem algumas canções do até então recém-lançado Not Your Kind Of People, nos entregam de bandeja a maioria de seus hits. Faltou uma ou outra coisa como “The World Is Not Enough”, mas as principais estão todas lá. De “Stupid Girl” à “Why Do You Love Me”, sem deixar de lado clássicos como “Cherry Lips (Go Baby Go)”, “I Think I´m Paranoid” e “Queer”.

Os extras pecam por serem muito curtos. A idéia deles comentando sobre a criação das faixas de seu mais recente álbum e da escolha delas no repertório é muito boa. Mas cada vídeo tem uma media de 3 minutos, misturando trechos da canção e depoimento dos integrantes. Nem preciso dizer que as declarações são superficiais. A qualidade da apresentação e o set, contudo, compensam qualquer simplicidade e transforma esse vídeo em um item obrigatório para qualquer fã. Tanto os mais antigos, quanto os mais novos irão se deliciar com a performance inspirada do Garbage. Certeza!

Nota: 08/10
Status: Muito bom

Setlist:

Automatic Systematic Habit
I Think I´m Paranoid
Shut Your Mouth
Why Do You Love Me
Queer
Stupid Girl
Hammering In My Head
Control
# I Crush
Cherry Lips (Go Baby Go!)
Big Bright World
Blood For Poppies
Special
Milk
Battle In Me
Push It
Only Happy When It Rains
Supervixen
The Trick Is To Keep Breathing
Vow