sexta-feira, 3 de julho de 2015

Santa Cruz - Santa Cruz (2015)

Por Rafael Menegueti

Santa Cruz - Santa Cruz
O Santa Cruz é uma daquelas bandas que você pode esfregar na cara de alguém que diz que o rock não tem mais bandas novas empolgantes. A banda finlandesa foi formada em 2007, tendo lançado já dois EPs, e agora chega ao seu segundo álbum de estúdio. O disco homônimo mostra uma banda firme na sua proposta de fazer hard rock com a cara da cena glam dos anos 80, mas incluindo elementos de uma sonoridade moderna e bem ambientada.

O quarteto preferiu dar um passo além do que havia apresentado no primeiro disco. A prova vem com a faixa que abre o disco. “Bonafide Heroes” é uma pancada, com riffs agressivos e um aspecto bem atual, algo que contrasta com o hard rock clássico apresentado pela banda nos seus trabalhos anteriores. “Velvet Rope” tem a mesma pegada, mas um pouco mais numa levada stoner. O single “My Remedy”, que vem em seguida, é outra boa faixa que mostra peso, melodia e um refrão que pega fácil.

Os finlandeses do Santa Cruz
Com uma pegada mais radiofônica, “6 (66) Feet Under” tem o frescor do rock atual sem parecer bobinha. Ela dá lugar a um momento mais cadenciado e com ênfase em melodia de “Bye Bye Babylon”, que lembra um pouco Bon Jovi. Em seguida, “We Are the Ones to Fall” surge como uma canção bem interessante, e claramente uma das com sonoridade mais moderninha do CD. Já em “Wasted & Wounded” chama a atenção pelo bom desempenho do vocalista Archie.

O disco se aproxima do final quando chegamos a “Let Them Burn”, outra faixa com riff pesado, mas que não se destaca tanto em meio às outras do disco. O mesmo não digo de “Vagabond (Sing With Me), que tem atitude e uma agressividade pertinentes pra elevar o clima antes do encerramento. E é com a faixa “Can You Fell the Rain” que o album chega ao fim, com uma certa dose de melodia da única faixa mais tranquila do álbum, mesmo que não completamente.

O CD como um todo mostra uma banda bem ambientada em sua cena, já que o hard rock é bem forte em países escandinavos atualmente. O Santa Cruz, no entanto, mostra ser uma banda que consegue equilibrar bem suas influências ao fazer um disco com peso e ao mesmo tempo leve, sem parecer forçosamente comercial. Instrumentalmente equilibrado, com solos de guitarra animados e ótimas levadas. É um bom trabalho de uma banda em ascensão, com boas chances de despontar em meio a uma cena simples mas objetiva.


Nota: 8/10
Status: Empolgante

Faixas:
1. Bonafide Heroes
2. Velvet Rope
3. My Remedy
4. 6(66) Feet Under
5. Bye Bye Babylon
6. We Are The Ones To Fall
7. Wasted & Wounded
8. Let Them Burn
9. Vagabonds (Sing With Me)
10. Can You Feel The Rain