segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ReVamp - Wild Card


por Rafael Menegueti

Revamp - Wild Card

Alguns dias atrás eu falei sobre o lançamento do box “Showtime, Storytime”, do Nightwish. Agora eu vou falar da outra banda da vocalista Floor Jansen, o ReVamp. O grupo foi formado em 2009, após a dissolução do After Forever, e se tornou a nova menina dos olhos de Floor. A banda fez uma excelente turnê divulgando o primeiro disco, auto-intitulado. Mas a turnê teve de ser interrompida por motivos de saúde da vocalista, resultando em vários shows cancelados, inclusive no Brasil.

Esse ano, após voltar a ativa no final de 2011, com o MaYaN, e entrar no Nightwish em setembro do ano passado, Floor voltou a trabalhar com o ReVamp. E o resultado pode ser ouvido no excelente disco “Wild Card”, lançado em agosto desse ano pela Nuclear Blast. O disco é visivelmente mais maduro e bem trabalhado, em relação ao primeiro álbum, de 2009.

Floor continua sendo uma vocalista de metal completa. Tem domínio do canto clássico soprano, e não poupa a voz nas faixas mais pesadas. Particularmente eu sempre a considerei uma espécie de versão feminina de grandes vocalistas de metal, como Bruce Dickinson e Rob Halford, mas com o acréscimo de que ela também manda muito bem no canto lírico. Ela tem até arriscado uns guturaizinhos ao vivo nos shows da banda.

A produção de Joost van den Broek, tecladista ex-companheiro de Floor no After Forever, deu um toque mais moderno ao álbum, que usa de efeitos de sintetizadores, mas sem perder o aspecto metaleiro das faixas. As guitarras e os guturais de Jord Otto deram ainda mais peso ao disco. Alias, esse disco tem bem mais vocais agressivos do que seu antecessor, um outro aspecto em que ele mostra evolução.

E não podiam faltar as sempre necessárias participações especiais. Em “Wild Card”, podemos ouvir a voz de Marcela Bovio (Stream of Passion), nos corais, alem de Devin Townsend, na faixa “Neurastesia”. Outro que marca presença e o ex-parceiro de After Forever e líder do Epica, Mark Jansen (que diferente do que muitos pensam, não é parente da Floor Jansen), nos guturais de “Misery’s No Crime”.

Com esse novo e excelente trabalho, agora Floor aproveita o fim da turnê com o Nightwish para se dedicar ao ReVamp. A banda está em turnê pela Europa, e com planos para tocar na América do Norte em 2014. Só nos resta esperar e ver quando a banda finalmente passará por aqui, para saudar os muitos fãs de Floor no país.

Os integrantes do ReVamp
Nota: 10/10

Status: Alucinante

Faixas:

1. Anatomy of a Nervous Breakdown: On the Sideline
2. Anatomy of a Nervous Breakdown: The Limbic System
3. Wild Card
4. Precibus
5. Nothing
6. Anatomy of a Nervous Breakdown: Neurasthesia
7. Distorted Lullabies
8. Amendatory
9. I Can Become
10. Misery’s No Crime
11. Wolf and Dog

12. Sins (bônus)