sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Leoni – Notícias de Mim (2015):



Por Davi Pascale

Compositor carioca lança novo álbum. Contando com parcerias de peso, novo trabalho aponta para um caminho mais roqueiro. Repleto de ótimas canções, disco deve agradar aos fãs.

Fico feliz de ver vários artistas que estavam há tempos sem lançar nada, gravando novamente. Focando apenas na cena brasileira dos anos 80, tivemos artistas como Paula Toller, Humberto Gessinger e Yahoo retornando à ativa com (bons) álbuns de inéditas. Sem contar que Lobão, Fernanda Abreu e Paulo Ricardo estão com novos projetos engatilhados. Parece que o pessoal voltou a tomar gosto pela composição. Muito bacana mesmo...

Leoni parecia ter se aposentado do universo de discos. Porém, verdade seja dita, havia um grande diferencial em relação aos artistas que adquirem essa postura. Ele não parou de compor. Enquanto muitos artistas vêm criando seus concertos focando obras de décadas atrás, Leoni continuava compondo, gravando e disponibilizava as faixas para download gratuito em seu site oficial. Não tinha a pretensão de voltar a colocar um CD no mercado, mas mudou de ideia devido à insistência de seus fãs. Decidiu, então, que criariam esse projeto juntos e anunciou um crowdfunding. Deu certo! O rapaz conseguiu atingir um valor ainda maior do que idealizava.

Seu último disco foi o ao vivo A Noite Perfeita, lançado em 2010. Nesse meio tempo, rolou apenas um EP intitulado Parcerias. O projeto de 2012 era mais variado e apostava em parcerias com grandes nomes da MPB como Paulinho Moska e Ivan Lins. Noticias de Mim mantém a ideia de viajar por diferentes territórios, porém traz uma aproximação maior com o rock. E isso reflete também nos parceiros. Do mesmo jeito que temos a (talentosíssima) Zélia Duncan por aqui, temos também grandes nomes do rock brasileiro como Frejat (Barão Vermelho), Sérgio Britto (Titãs) e Chuck Hipolitho (Vespas Mandarinas).

Novo álbum foi realizado por financiamento coletivo

“Amar Um Pouco Mais”, “Glamour”, “Pequeno Labirinto”, “Fingir Que Não Dói”, “Notícias de Mim” e “Muito Obrigado” são as que apontam para o universo mais rock n roll. “Multiversos” aponta para um lado mais jazzy, enquanto “Gentileza Gera Gentileza” e “A Carne é Forte” trazem um pop caribenho que deixaria Herbert Vianna orgulhoso. Não faltam ainda as famosas baladas aqui representadas por “Nos Olhos Dela”, “Amor Real” e “As Coisas Não Caem Do Céu”. Como podem ver, nada que deixe um roqueiro revoltado. Principalmente, para os que curtiram a cena brasileira dos anos 80, que nunca escondeu sua admiração pelo universo pop e MPB. A única que pode dar dor de cabeça para o rapaz é a brasileiríssima “Cave Canem”.

Leoni sempre foi um ótimo compositor. Embora sempre tenha tido uma aproximação com a linguagem pop, nunca fez um trabalho raso. Em seu novo disco, não é diferente. Suas letras poéticas versam sobre amor (“Amor Real”) e fazem críticas à futilidades (“Glamour”). Fala sobre a falsa sensação de distância no universo online (“Gentileza Gera Gentileza”) e também sobre comodismo e hipocrisia na política “As Coisas Não Caem do Céu”. Mais uma vez, o rapaz entrega um trabalho de altíssima qualidade, com arranjos inteligentes e letras bem desenvolvidas. Vá sem medo!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Inspirado

Faixas:
      01)   Amar Um Pouco Mais
      02)   Glamour
      03)   Pequeno Labirinto
      04)   Gentileza Gera Gentileza
      05)   Amor Real
      06)   As Coisas Não Caem do Céu / A Dança
      07)   Fingir Que Não Dói
      08)   A Carne é Forte
      09)   Notícias de Mim
      10)   Nos Olhos Dela
      11)   Cave Canem
      12)   Multiversos 
      13)   Muito Obrigado