sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Mick Jagger - Live In Japan DVD





Por Davi Pascale

Esse é mais uma daquelas raridades lançadas por selos que ninguém nunca ouviu falar e que acabam chegando nas lojas e redes de supermercados por conta da popularidade do artista. Consegui minha cópia em um supermercado de uma cidade de interior (Avanhandava). Até então não sabia nem que essa fita existia. Depois reparei que era possível encontrar em algumas lojas, o que me animou a escrever sobre já que a apresentação é bem interessante.

Em 1988, o líder dos Rolling Stones, Mick Jagger se aventurou em sua primeira turnê solo. A situação nos Stones não estava das melhores. A amizade entre Mick e Keith estava estremecida. Jagger não era o único a se afastar dos holofotes dos Stones. 1988 também foi o ano em que Keith Richards fez sua estréia como artista solo com o (bom) disco Talk Is Cheap. O cantor já havia lançado dois discos (She´s The Boss e Primitive Cool), mas era a primeira vez que se aventurava no palco longe de sua banda principal.

O ponto alto foram as apresentações do Japão, onde Mick realizou 8 apresentações sold out no Tokyo Dome. A última vez que o vocalista havia cantado na terra do sol nascente tinha sido em 1973, portanto havia uma grande expectativa por esses shows. Talvez por isso ele use e abuse das canções do Rolling Stones no setlist. A apresentação aqui não está na integra. Estão registradas 14 de um total de 22 músicas que faziam nos shows dessa época. Sendo que 16 eram do seu grupo principal e somente 6 de seus discos solo.

E foi exatamente esse fato que me desanimou um pouquinho. Gosto muito do trabalho dos caras, mas se for pra sair sem a banda que faça algo diferente. Por mais que os músicos sejam de primeiríssima linha, não é a mesma coisa você ouvir canções como “Satisfaction”, “Jumpin´ Jack Flash” e “Start Me Up” sem a bateria de Charlie Watts e a guitarra de Keith Richards. Seria a oportunidade perfeita para ele demonstrar um outro lado artístico dele. Honestamente gostaria de ter escutado mais canções de seus discos solo mesmo, que são bons, inclusive.

Joe Satriani era um dos guitarristas da banda

 A banda, aliás, é bem curiosa. Se nos Stones, feeling fala mais alto do que técnica, aqui era exatamente o oposto. Músicos extremamente técnicos completavam o time. Entre eles, o baterista Simon Philips (Toto, The Who), o baixista Doug Wimbish (Living Colour, Tarja) e o guitarrista Joe Satriani (ainda com cabelo, vejam só...). Para deixar tudo ainda mais interessante, temos a participação da cantora Tina Turner em “Brown Sugar” e “It´s Only Rock n´ Roll”.

A qualidade de gravação é muito boa. Até porque isso foi um especial de TV na época. Então a filmagem é pro-shot mesmo. O show, como não poderia deixar de ser (ainda mais com um time desses), é bem profissional. Mick que sempre foi um cantor competente, continuava tendo domínio da platéia e roubando a cena com suas performances elétricas. Vídeo muito bacana de assistir. Será que existem mais vídeos dos shows solo dele por aí?

Nota: 8,0/10,0
Status: Historico

Faixas:
      01)   Introduction
      02)   Honky Tonk Women
      03)   Throwaway
      04)   Tumbling Dice
      05)   Miss You
      06)   Just Another Night
      07)   Harlem Shuffle
      08)   Party Doll
      09)   Gimme Shelter
      10)   Start Me Up
      11)   Brown Sugar
      12)   It´s Only Rock n Roll
      13)   Jumping Jack Flash
      14)   Sympathy for the Devil
      15)   (I Can´t Get No) Satisfaction
      16)   End Credits