domingo, 30 de agosto de 2015

Kobra and the Lotus – Words of the Prophets (2015)

Por Rafael Menegueti

Kobra and the Lotus - Words of the Prophets
Os canadenses do Kobra and the Lotus vem ganhando popularidade no meio do metal ano após ano. A banda, que já lançou três álbuns de estúdio, ainda não é tão conhecida por aqui, mas creio que isso será questão de tempo para mudar. Eles lançam um interessante EP de covers de artistas canadenses, “Words of the Prophets”.

A banda tem um estilo cheio de potencia e uma boa técnica para fazer um heavy metal simples e tradicional, com uma boa dose de hard rock. Nesse EP, a ideia foi fazer uma homenagem a bandas icônicas de seu país natal. A banda então perguntou aos seus fãs quais canções eles gostariam de ver na versão deles. As segundo a vocalista Kobra Page, a maioria era de metal, e ela não queria que o EP se tratasse apenas disso. Por isso a banda foi além na escolha de seu repertorio.

A banda abre com uma versão da magistral “Lay It On the Line”, do Triumph. A faixa, lançada originalmente em 1979, é daquelas perfeitas pra se ouvir no talo, com um refrão marcante e digno do rock de arena. Podia ser um clássico mais aclamado, mas ganhou uma justa homenagem nessa versão, onde a voz de Kobra consegue perfeitamente incorporar o poder da canção e colocar sua própria personalidade.


A faixa seguinte é “Sign of the Gypsy Queen”, lançada no inicio da década de 70 pelo April Wine. A versão do Kobra and the Lotus dá um ar mais hard rock a essa canção tipicamente rock n’ roll tradicional. Destaca-se no EP também a faixa “Black Velvet”, uma empolgante versão da canção da cantora de rock e blues Alannah Myles.

Um bom contraste de estilos pode ser encontrado na versão que a banda fez de “Let It Ride”, do bachman-turner Overdrive (também conhecido como BTO). A banda insere peso em uma canção que tem uma vibração e estilo tipicamente setentistas. Por fim, uma cover do primeiro hit do Rush, um dos maiores expoentes do rock canadense. E pode ter sido um bom desafio criar essa versão de “The Spirit of Radio”, uma faixa bem progressiva e revigorante, mas a banda tirou de letra.

O resultado dessa boa ideia do Kobra and the Lotus não poderia ter sido melhor. Os fãs foram presenteados com uma seleção muito boa de cinco grandes canções, com a cara da banda, que fez um ótimo trabalho e mostrou ainda mais a sua competência e habilidade. É de bandas com essa personalidade que o rock precisa, seja para lançar boas músicas próprias, ou pra se aventurar com canções já consagradas sem deforma-las ou parecer forçado. Kobra e seus companheiros foram muito eficientes nisso.



Nota:9/10
Status: Potente e nostálgico

Faixas:
1. Lay It On The Line (Triumph Cover)
2. Sign Of The Gypsy Queen (April Wine Cover)
3. Black Velvet (Alannah Myles)
4. Let It Ride (BTO Cover)
5. Spirit Of The Radio (Rush Cover)