quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Tarja – The Shadow Self (2016):



Por Davi Pascale

Tarja Turunen chega ao seu quarto álbum de rock. Disco resgata sonoridade pesada e deve agradar seus fãs.

É realmente incrível a criatividade dessa moça. Vira e mexe tem alguma coisa nova dela na praça. E o mais bacana de tudo é que nunca lançou um disco meia boca. Nos projetos onde foca mais no universo clássico, fez alguns trabalhos difíceis. Aqueles que não estão acostumados a ouvirem algo que não seja rock, estranham nas primeiras audições. Mesmo assim, não dá para dizer que são meia boca. Além de sempre contarem com uma qualidade de gravação impecável, sempre trabalhou com ótimos músicos e sempre tinha uma ideia por trás do projeto. Era sempre algo pensado, trabalhado.

The Shadow Self não é diferente. Trabalho extremamente bem desenvolvido. Entre os músicos envolvidos estão nomes como Tim Palmer – produtor e musico de estúdio que já trabalhou com nomes como Ozzy Osbourne, Robert Plant e Pearl Jam – Chad Smith (Red Hot Chili Peppers, Glenn Hughes) e Mike Terrana (Rage, Yngwie Malmsteen, Kiko Loureiro). A produção ficou por conta da própria cantora.

O novo álbum traz uma sonoridade mais pesada que o antecessor (Colours In The Dark). É como se fosse um sucessor de What Lies Beneath. Sonoridade mais sombria, guitarras mais sujas. “Demons In You”, que conta com a participação de Alissa White-Gluz (The Agonist, Arch Enemy), começa com um baixo meio Infectious Grooves, mas logo muda de cara. Os versos contam com uma levada meio “Psychosocial” (Slipknot), o refrão, contudo, é Tarja total. Um dos pontos altos do disco.

Outro ponto alto é o single “No Bitter End”. Faixa que tem de tudo para se tornar uma nova “I Walk Alone”. Algo que notei é que as orquestrações estão mais sutis. A tônica do disco são as linhas de guitarra e, claramente, os vocais de Tarja. Aliás, vale destacar o trabalho vocal de “Supremacy”. Simplesmente fantástico!

Assim como “No Bitter End”, a canção “Eagle Eye” volta a aparecer por aqui. Ambas haviam dado as caras no EP The Brightest Void (já comentado nesse blog e que estarei resgatando nessa sexta). Nessa, mais uma participação especial. Dessa vez, de seu irmão Toni Turunen. Faixa bacaninha. Para quem sente falta de orquestrações mais presentes, deve agradar “Undertaker”. A balada “The Living End” e a pesadinha “Too Many” também se destacam no novo CD.

Não vou dizer que é seu melhor álbum, ainda gosto mais de My Winter Storm, mas não há dúvidas de que é um trabalho excelente. Tarja está com a voz em dia, as faixas são boas, a gravação é impecável. Quem é fã da cantora, pode ir sem medo. Aliás, vale se ligar que foi lançada uma edição dupla, aqui no Brasil, onde acompanha um DVD com uma entrevista bem bacana com a sempre simpática cantora. Fica a dica!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Excelente

Faixas:
      01)   Innocence
      02)   Demons In You (With Alissa White-Gluz)
      03)   No Bitter End
      04)   Love to Hate
      05)   Supremacy
      06)   The Living End
      07)   Diva
      08)   Eagle Eye (With Toni Turunen)
      09)   Undertaker 
      10)   Calling From The Wild 
      11)   Too Many