quarta-feira, 1 de julho de 2015

As Aventuras de Astros do Rock no Cinema

Por Rafael Menegueti

Johan Hegg caracterizado como o viking Valli.
O vocalista da banda de death metal sueca Amon Amarth, Johan Hegg, apareceu recentemente em um território diferente do habitual. O músico viveu um viking nos cinemas. A participação dele no filme “Northmen: A Viking Saga”, lançado no ano passado na Europa, mas que apenas em agosto será lançado nos Estados Unidos, é curta, mas segundo ele foi trabalhosa. O músico escandinavo passou, ao todo, o equivalente a duas semanas gravando sua participação no longa, e precisou de muita concentração para entrar no personagem, um viking chamado Valli.

Claro que não é novidade um músico participando de uma produção cinematográfica. Se eu fosse fazer a lista aqui, seria gigantesca. Alguns são até famosos por suas carreiras de ator e músico se cruzarem, caso por exemplo de Jared Leto, líder do 30 Seconds to Mars e que até Oscar já ganhou. Outros casos, no entanto, passam um pouco mais despercebidos. Por isso, vou relembrar alguns que considero bem interessantes:

Mastodon (Game of Thrones): Uma das séries de TV mais populares da atualidade, Game of Thrones contou com a participação especial dos integrantes do Mastodon em um episódio da atual temporada. Os músicos da banda tiveram um fim parecido com o de grande parte dos personagens da série: foram mortos.

Mastodon e o ator Kit Harington, de Game of Thrones.
Scott Ian, do Anthrax (The Walking Dead): Assim como Game of Thrones, outra série muito popular atualmente é o drama/terror The Walking Dead. Com muitos figurantes fazendo papeis como zumbis, Scott Ian fez uma rápida aparição como um deles na quinta temporada. Talvez toda a maquiagem e o fato de ser bem rápido tenham feito com que muita gente nem percebesse que era ele ali.

Scott Ian como um zumbi.
Chester Bennington, do Linkin Park e Stone Temple Pilots (Jogos Mortais 7): Uma das franquias de terror mais sangrentas que surgiram nos últimos anos, Jogos Mortais mostra inúmeras cenas de execuções bizarras e engenhosas feitas pelo serial killer Jigsaw. No sétimo filme da série, o vocalista do Linkin Park, Chester Bennington aparece como uma das vitimas de suas armadilhas mortais.

Dave Grohl (Tenacious D: Uma Dupla Infernal e Os Muppets): O líder do Foo Fighters e sempre ativo Dave Grohl também já fez suas participações no cinema. Ele apareceu como o diabo no filme protagonizado pela dupla do Tenacious D, Jack Black e Kyle Gass. O mesmo filme também contou com a participação do saudoso Ronnie James Dio, como ele mesmo. Grohl ainda fez uma aparição como um músico esquisito que substitui o baterista Animal na banda dos Muppets no filme dos famosos bonecos.

Dave Grohl irreconhecível como o diabo de Tenacious D.
Keith Richards (Piratas do Caribe): O sempre icônico guitarrista dos Rolling Stones viveu no cinema o papel (muito oportuno) do pai do esquisitão pirata Jack Sparrow (Johnny Deep) em dois filmes da franquia Piratas do Caribe (Fim do Mundo e Navegando por Terras Misteriosas). Keith deve aparecer novamente no próximo filme da série a ser lançado em breve.

Keith Richards em cena de Piratas do Caribe
Cannibal Corpse (Ace Ventura – Um Detetive Diferente): Não dá pra esquecer da curiosa participação dos músicos da controversa banda Cannibal Corpse no filme Ace Ventura. A banda aparece como ela mesma em um show no filme de comédia de 1994. A participação do grupo foi um pedido do próprio Jim Carrey, protagonista do longa, que é fã da banda.


Rob Zombie (diretor de filmes de terror): Um dos nomes mais populares do shock rock, Rob Zombie leva a serio sua relação com a sétima arte. Apesar de já ter feito algumas aparições em filmes, ele se destaca mesmo pela carreira como diretor e roteirista de filmes de terror. Ao todo, ele já lançou seis filmes, o sétimo será lançado em breve. Também dirigiu um episodio da série CSI:Miami.

Pearl jam, Alice In Chains e Soundgarden (Singles: Vida de solteiro): Ambientado em Seattle, no começo dos anos 90, e com a cena grunge como pano de fundo, Singles é um filme que chama a atenção também pelas participações especiais. As bandas citadas fazem aparições no longa, além de que Tad Doyle (Tad), Stone Gossard, Jeff Ament e Eddie Vedder (Pearl Jam) fazem parte da banda fictícia do longa. Chris Cornell, do Soundgarden também faz uma aparição.

Integrantes do Pearl Jam em cena do filme Singles.
Existem outras inúmeras bandas e artistas que fazem pontas, ou até protagonizam filmes por aí. Vale lembrar também de caras como Elvis Presley, David Bowie, Courtney Love e o já citado Jared Leto, que também construíram uma carreira como atores. E você, lembra de mais alguma participação marcante?