quarta-feira, 19 de março de 2014

Timo Tolkki’s Avalon – The Land of New Hope (2013)

Por Rafael Menegueti

Timo Tolkki's Avalon - The Land of New Hope
O ex-guitarrista da banda finlandesa Stratovarius, Timo Tolkki, lançou no ano passado a primeira parte (ou não?) de um ótimo e ambicioso projeto, a ópera metal Avalon. Timo decidiu fazer uma historia em trilogia, e fala de um planeta terra destruído e pós apocalíptico, onde um grupo de sobreviventes busca um lugar sagrado onde possam recomeçar, mas terão de passar por muitos perigos antes disso. Apesar da historia ser sequencial, “The Land of New Hope” é a parte final da história (e não me pergunte porque ele quis fazer ao contrario).

Sobre a formula desse tipo de projeto, que une diferentes vocalistas convidados em um disco com faixas recheadas de arranjos orquestrais, solos de guitarra bem elaborados e vocais épicos, é fácil perceber que esse disco tem tudo que se pode esperar dele. As músicas tem um lado melódico bem particular dos trabalhos de Timo Tolkki, que também deixou uma excelente marca com sua guitarra, evitando ficar como um coadjuvante em seu trabalho. Digo isso porque as vozes escolhidas por ele são simplesmente excelentes, e facilmente roubariam a cena.

Russel Allen, (Symphony X, Adrenaline Mob), Elize Ryd (Amaranthe), Rob Rock (ex-Axel Rudi Pell), Michael Kiske (Unisonic, ex-Helloween), Sharon den Adel (Within Temptation) e Tony Kakko (Sonata Arctica) formam o super time de vocalistas que se apresentam no álbum. E cada um deles incorporou bem suas características no disco. Rob Rock e Elize Ryd tiveram um papel maior nas faixas, e por isso se destacaram. Russel Allen não ficou atrás, e mostrou um desempenho digno de seu trabalho. Outros músicos conhecidos da cena de power metal melódico como Alex Holzwarth, do Rhapsody of Fire, Jens Johanson, do Stratovarius, e Derek Sherinian, Ex-Dream Theater, participaram nas gravações.

Elize Ryd e Timo Tolkki gravaram um clipe para "Enshrined In My Memory"
Dentre as melhore faixas do álbum, posso citar a empolgante “To The Edge of The World”, a melódica “Enshrined In My Memory” e a faixa-título, que encerra o disco. A balada “I’ll Sing You Home”, carregada pela bela voz de Elize também é um momento marcante do disco. Sem falar na parceria dela com Sharon den Adel, em “Shine”. Já Russel Allen rouba a cena em “In The Name of The Rose”.

Coeso e bem produzido, o disco é divertido e só tem bons momentos. Apesar de não acrecentar nada de novo ao estilo, não há o que reclamar do disco. É empolgante e mostra um Timo Tolkki inspirado nas composições. Sem falar na arte da capa, que é completa o álbum perfeitamente. Quem for fã do estilo de metal melódico e power metal, e do trabalho de Timo, não pode deixar de conferir. A segunda parte da historia, o disco “Angels of the Apocalypse”, sairá em maio, e contará com Floor Jansen, Elize Ryd, Fabio Lione e Simone Simons, entre outros, portanto fiquem atentos.

Nota:9/10
Status: Inspirado

Faixas:
1. "Avalanche Anthem"
2. "A World Without Us"
3. "Enshrined in My Memory"
4. "In the Name of the Rose"
5. "We Will Find a Way"
6. "Shine"
7. "The Magic of the Night"
8. "To the Edge of the Earth"
9. "I’ll Sing You Home"
10. "The Land of New Hope"