segunda-feira, 5 de maio de 2014

Os modelos de guitarra mais famosos do mundo!

Por Rafael Menegueti

Não importa se sua banda é nova ou veterana, sem um bom equipamento ela não conseguirá se firmar. E, no rock, uma boa guitarra é mais do que imprescindível para fazer um bom som. Alem de um bom fabricante, outro fator que influencia na decisão de adquirir um novo instrumento são o modelo e o som produzido. Por isso separei aqui alguns dos mais belos e eficientes modelos de guitarra conhecidos.

Stratocaster


Originalmente desenhada por Leo Fender para a sua marca (Fender), a Stratocaster virou o sinônimo do instrumento. Seu formato é conhecido como um dos formatos padrões mais usados no mundo. Nomes como Jimi Hendrix, Ritchie Blackmore e Kurt Cobain ajudaram a imortalizar o modelo. O seu timbre, leveza e facilidade de manusear são outras características que transformam a Strato em um dos melhores modelos de guitarras.

Les Paul


A guitarra desenhada por Ted McCarty, que leva o nome de um famoso guitarrista norte-americano, para a Gibson, se tornou outro modelo habitual entre os guitarristas. O modelo é tão famoso quanto a Stratocaster, mas talvez seja o único que bate o modelo da Fender em vendas ao redor do mundo. Nomes como Slash, Ace Frehley, Zakk Wylde e Joe Perry estão entre os infinitos músicos que usam o modelo.

Flying V


Outro modelo originalmente criado pela Gibson, essa guitarra não chegou a vingar quando foi lançada. Anos mais tarde ela voltaria com tudo e rapidamente viraria uma das queridinhas dos metaleiros, pelo seu timbre e também pelo seu visual, que ganhou inúmeras variações entre os fabricantes. Kirk Hammet, Kerry King, Max Cavalera, Randy Rhodes e muitos outros criaram riffs e solos selvagens com essas belezinhas.

Explorer


Praticamente uma irmã da Gibson Flying V, ela seria outra guitarra adotada por músicos que buscavam um som mais pesado. Um modelo com fomato parecido, a Firebird, também ficou muito popular, mas é a Explorer que ficou marcada após ser usada por nomes como Dave Grohl, James Hetfield, The Edge, entre outros.

SG


Mais uma obra da Gibson, a SG tem um dos formatos mais interessantes, é uma guitarra simples e pode ser usada para diversos estilos. O modelo ficou muito conhecido por ser usada pelo icônico Angus Young, do AC/DC. Outros guitarristas que a usam são Eric Clapton, Toni Iommi, Daniel Johns e Pete Townshend.


Em breve eu citarei outros modelos de guitarra que também são muito bons, mas menos conhecidos. Fiquem ligados!