domingo, 14 de dezembro de 2014

Beatles – On Air: Live At The BBC Volume 2 (2013):





Por Davi Pascale

No ano passado, mais um álbum dos Beatles chegava às lojas. Para comemorar 50 anos do grupo, a EMI resolveu colocar no mercado o segundo volume de Live At BBC, lançado originalmente em 1994. O disco mostra um grupo jovem e cheio de gás.

Os Beatles passaram por diferentes extremos. No início, tocavam shows atrás de shows por horas a fio. Quem conhece a história das apresentações na Alemanha antes da fama, sabe do que estou falando. Depois, abandonaram os palcos para focarem exclusivamente em criar canções. Enquanto compositores, compuseram canções extremamente simples como “Love Me Do” e canções complexas (para a época) como “A Day In The Life”. Gravaram canções de outros artistas, escreveram seu próprio material, escreveram para outros artistas. Fizeram, literalmente, de tudo.

Esse álbum foi criado a partir de sessões de rádio. Mais especificamente para a BBC, como entrega o nome do CD. Para os mais jovens terem uma ideia. Nos anos 90, tivemos no Brasil um programa na Rádio Transamérica chamado Estúdio Ao Vivo, onde os artistas iam até a emissora tocar ao vivo, trocar uma ideia com os radialistas e responder perguntas de seus fãs. Era exatamente isso o que rolava nessa época. Os caras iam até o estúdio, faziam um som e davam uma entrevista. Os fãs mandavam cartas para a emissora com pedidos de músicas e perguntas aos rapazes. Esse é o espírito de On Air: Live At The BBC Volume 2.

Quem já assistiu alguma entrevista dos Beatles, nem que seja trechos em documentários, sabe que os músicos eram conhecidos por seu bom-humor. Sempre levavam na esportiva as brincadeiras e as perguntas sem pé, nem cabeça dos jornalistas. Não era difícil responderem com uma piada ou até devolver uma brincadeira para o repórter. Esse espírito de descontração está presente nos segmentos que aparecem intercalados entre as canções.

Registro mostra músicos em ótima forma

Era comum nessas apresentações em rádios, os músicos arriscarem alguns covers. Arriscam alguns aqui como “Lucille” (Little Richard), “I´m Talking About You” (Chuck Berry) e “Lend Me Your Comb” (Carl Perkins). Alguns desses covers, costumavam aparecer no repertório nos seus tempos de bares. Inclusive, nas lendárias apresentações no Star-Club. Tem ainda “Words Of Love” (Buddy Holly), que mais tarde os garotos de Liverpool registrariam em Beatles For Sale. A qualidade da gravação varia um pouco, mas na maior parte do tempo é excelente.

Como disse anteriormente, no início da carreira, os fab four realizaram shows atrás de shows. E essas performances foram gravadas justamente no princípio de tudo. Entre 1963 e 1964. Com isso, temos uma banda super bem entrosada. Se alguém ainda tinha alguma dúvida da qualidade dos rapazes por conta dos registros ao vivo (que mostram os músicos tocando em situações precárias. Na maioria das apresentações, eles não conseguiam se ouvir), esses registros servem para demonstrar, de uma vez por todas, aquilo que todos aqueles que acompanham o trabalho da banda de perto sempre soube. Eram sim, bons músicos. E, acima de tudo, ótimos cantores. 

A apresentação é contagiante. Os músicos transpiravam energia nas performances. Claro que com uma audição mais apurada, encontramos alguns pequenos erros. Nada, porém, que desqualifique os rapazes. Afinal, estamos falando de uma época onde não existia recursos para maquiar som nas performances ao vivo. Ou você sabia tocar. Ou você não sabia tocar e ponto final. E eles sabiam...

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Histórico

CD 1
Faixas:
      01)   And Here We Are Again
      02)   Words of Love
      03)   How About It, Gorgeous
      04)   Do You Want To Know a Secret?
      05)   Lucille
      06)   Hey, Paul…
      07)   Anna ( Go To Him)
      08)   Hello
      09)   Please Please Me
      10)   Misery
      11)   I´m Talking About You
      12)   A Real Treat
      13)   Boys
      14)   Absolutely Fab
      15)   Chains
      16)   Ask Me Why
      17)   ´Till There Was You
      18)   Lend Me Your Comb
      19)   Lower 5E              
      20)   Hippy Hippy Shake
      21)   Roll Over Beethoven
      22)   There´s a Place
      23)   Bumper Bundle
      24)   P.S. I Love You
      25)   Please Mr. Postman
      26)   Beautiful Dreamer
      27)   Devil In Her Heart
      28)   The 49 Weeks
      29)   Sure To Fall (In Love With You)
      30)   Never Mind, Eh?
      31)   Twist And Shout
      32)   Bye, Bye
      33)   John – Pop Profile (Bonus Interview Track)
      34)   George – Pop Profile (Bonus Interview Track)

CD 2:
      01)   I Saw Her Standing There
      02)   Glad All Over
      03)   Lift Lid Again
      04)   I´ll Get You
      05)   She Loves You 
      06)   Memphis, Tennessee
      07)   Happy Birthday Dear Saturday Club
      08)   Now Hush, Hush
      09)   From Me To You
      10)   Money (That´s  What I Want)
      11)   I Wanna Hold Your Hand
      12)   Brian Bathtubes
      13)   This Boy
      14)   If I Wasn´t In America
      15)   I Got A Woman
      16)   Long Tall Sally
      17)   If I Fell
      18)   A Hard Job Writing Them
      19)   And I Love Her
      20)   Oh, Can´t We? Yes, We Can
      21)   You Can´t Do That
      22)   Honey Don´t
      23)   I´ll Follow The Sun
      24)   Green With Black Shutters
      25)   Kansas City / Hey, Hey, Hey
      26)   That´s What We´re Here For
      27)   I Feel Fine (studio outtake sequence)
      28)   Paul – Pop Profile (Bonus interview track)
      29)   Ringo – Pop Profile (Bonus Interview track)