terça-feira, 12 de agosto de 2014

Tambalane - Tambalane (2005)

Tambalane – Tambalane (2005)

Por Rafael Menegueti

Tambalane - Tambalane
Às vezes existem projetos paralelos que acabam não tendo a atenção e o reconhecimento que mereceriam. Bandas que poderiam ter nos proporcionado excelentes trajetórias com ótimos trabalhos, mas que por azar ou falta de interesse de alguém, acabam não passando de meros projetos paralelos, descartados logo depois. Infelizmente esse foi o caso do Tambalane. Quando o baterista do Silverchair, Ben Gillies, se juntou ao então desconhecido Wes Carr, que depois viria a vencer o reality show musical “Australian Idol”, a idéia era criar uma banda que unisse um pop rock mais moderno com o classic rock que tanto fazia a cabeça dos dois.

O único disco da banda, lançado em 2005, é uma combinação perfeita de elementos e influencias que vão de rockabilly e folk até o indie rock atual. Num tom de positivismo, o disco abre com “Free”, faixa que chegou a ser hit na Austrália na época. Esse tom é o que encontramos por todo o álbum. Recheado de faixas radiofônicas e gostosas de se ouvir. As letras são divertidas e simples, falando sobre temas diversos, sem grandes pretenções. O objetivo do Tambalane é a simplicidade apenas.

“Little Miss Liar”, o outro single desse trabalho, tem uma refrão cativante e que facilmente ganha o ouvinte. “Sail” tem mais pegada de rock alternativo dos anos 90, e dá uma cara bem moderna ao disco. “All Wounds Heal” já faz a linha baladinha motivacional. “Become” tem uma clara influencia de Beatles, é uma das mais cativantes do álbum. “Livin’ On the Upside” faz a linha rockabilly bem ao estilo clássico, e é uma das mais animadas do disco, assim como “Skywalk”. “Jungle” tem uma levada mais arrastada, com uma linha de guitarra bem interessante.

Os membros do Tambalane, Ben Gillies (esq.) e Wes Carr (centro)  em destaque

Quando o disco vai se aproximando do fim, ele vai ficando ainda melhor. “Dreammaker” é de longe minha faixa preferida. Poderia ter sido hit facilmente com seu refrão pegajoso e a boa sonoridade vinda dos teclados e da guitarra. Já “Just My Luck”se destaca pela levada com uma slide guitar. O disco encerra com estilo com outra de minhas músicas favoritas, a tocante “Mannequin Parade”.

Em seu único lançamento, o Tambalane conseguiu se mostrar uma ótima banda e me faz lamentar bastante ter durado tão pouco. Segundo dizem, após esse lançamento, uma disputa entre Wes Carr e Bem Gillies por liderança no grupo, já que ambos comporam juntos quase tudo, fez com que eles se afastassem e o projeto caísse no esquecimento. Tristemente, mais uma ótima banda que passa desapercebida quando poderia ter sido bem melhor aproveitada.

Nota:9/10
Status: Empolgante

Faixas:

  1. Free
  2. Back to You
  3. Little Miss Liar
  4. Sail
  5. All Wounds Heal
  6. Become
  7. Livin’ On the Upside
  8. Skywalk
  9. Jungle
  10. Dreammaker
  11. Just My Luck
  12. Mannequin Parade
Tambalane - Free