Por Davi Pascale
Existem vários tipos de músicos.
Existem aqueles que criam uma carreira sendo interpretes. Ou seja, pegam
composições de outros artistas (inéditas ou não), imprimem sua marca e assim
criam seus discos. Existem aqueles que gravam suas próprias músicas. Existem
aqueles que vivem de compor para os artistas. E existem aqueles que atacam em
dois universos. Normalmente compondo para os outros e para si próprio. Caso de
Nando Reis, Arnaldo Antunes e também de Humberto Gessinger.
Não é de hoje que Humberto faz
essa brincadeira. A cantora Patricia Marx ganhou “Onde Menos Se Espera” para
seu LP Incertezas. Isso, antes de
adotar o sobrenome Marx, em 1990. Jota Quest registrou “Tudo Está Parado” em
seu álbum Folia e Caos, um pouco
antes do ex-Engenheiros registrá-la em Insular.
E é daí que nasce Desde Aquele Dia.
Humberto resolveu pegar canções que havia composto em pareceria com outros
artistas e registrá-las, pela primeira vez, em sua própria voz.
Segue a mesma lógica de Louco Pra Ficar Legal. Ao invés de criar um álbum, lança um single.
Ataca, mais uma vez, em dois universos. Traz a realidade para o presente, onde
grande parte dos ouvintes dão mais atenção para uma canção avulsa do que para
um álbum. E também remete ao passado, ao resgatar o formato de compacto. Tão
popular nos anos 80 e tão raro nos dias atuais. Sem contar que resolveu fazer a
arte em gatefold. Ou seja, as famosas capas duplas. Também raro nos (poucos)
compactos atuais.
A concepção do álbum também ataca
em dois universos. As cores da capa, as disposições de imagens, nos remetem ao
emblemático A Revolta dos Dândis.
Clássico LP dos Engenheiros que comemora 30 anos e que Gessinger celebra na
estrada. Por outro lado, as musicas não seguem a sonoridade da época. A que tem
uma pegada mais anos 80 acredito que seja “Olhos Abertos”, uma parceria do
cantor com o Capital Inicial. Não por acaso, a musica foi registrada nessa
época, mais precisamente em Todos os Lados. Lembra de “Belos e Malditos”? Então... esse disco. O teclado inserido deu a cara 80´s para a canção.
Cantor revive parcerias em novo trabalho |
Outra musica vinda dessa época
foi “O Que Você Faz a Noite”. Faixa que compôs junto com o também baixista Dé
Palmeira, para o LP Carnaval do
Barão Vermelho, grupo que Dé fazia parte. A música mantém o emblemático riff,
mas ganhou uma pegada mais suingada, o mesmo ocorre em “Alexandria”, faixa que
Humberto compôs para Tiago Iorc. Provavelmente, a mais Engenheiros de todas.
Sempre gostei de Humberto
enquanto letrista, mas sempre curti também seu lado baixista. Embora não faça
algo extremamente técnico e complexo, sempre fez linhas melódicas, fugindo um pouco
daquela lógica de ficar apenas na marcação, o que acabava acontecendo bastante
nos discos em que atacava de guitarrista. Sempre foi criativo e tem um estilo
próprio, a lógica se mantem aqui. Embora esteja um pouco mais contido dá para
sacar seu estilo em diversas passagens.
Desde Aquele Dia comprova, mais uma vez, a eficácia de Humberto
enquanto compositor, além de saciar a curiosidade de seus fãs de carteirinha,
que não são poucos, de como ficariam essas composições sob sua ótica. Bem, mais
ou menos, já que teriam outra cara se tivessem sido gravadas por ele na época.
Humberto Gessinger é o tipo de artista que está sempre se reinventando. De todo
modo, é um trabalho que vale a pena ter em sua coleção.
Nota: 8,0 / 10,0
Status: Ótimo
Faixas:
01)
Alexandria
02)
O Que Você Faz À Noite?
03)
Olhos Abertos