terça-feira, 10 de março de 2015

Epica + DragonForce (Audio SP, São Paulo- 08/03/2015)

Por Rafael Menegueti

Neste domingo ocorreu o encerramento da turnê brasileira do Epica ao lado dos ingleses do DragonForce. As bandas se apresentaram em São Paulo no Audio SP, e a casa ficou lotada. Pra mim, que já havia conferido um show da dupla em Londres no ano passado, os shows conseguiram ser bem interessantes, pois ambas as apresentações foram bem diferentes das realizadas em solo europeu.

Embora ambas as bandas tenham bom público por aqui, era visível que a maioria esmagadora de presentes na casa estava ali pelo Epica. Muitos não conheciam direito o DragonForce ou só se lembravam da banda pelo sucesso do game “Guitar Hero”, no qual as músicas da banda faziam parte. Por isso então, quando os ingleses subiram no palco pontualmente às 19h30 , a plateia parecia mais curiosa com o que viria do que empolgada.

DragonForce em São Paulo
Apesar do que muitos dizem por aí, sobre a banda não ser tão boa ao vivo, o DragonForce fez um excelente show. Tocaram oito músicas e com um carisma imenso e brincadeiras entre os integrantes no palco e a plateia, conseguiram conquistar o público. A banda mostrou faixas de seu mais recente álbum, “Maximum Overload” e também algumas conhecidas dos anteriores. O estilo de power metal mais acelerado, que prioriza solos absurdamente rápidos, bem diferente do que o Epica mostra, pareceu divertir os presentes, que entre os que conheciam e os que desconheciam a banda, se misturaram e aproveitaram o show. Pontos altos para canções como “Cry Thunder”, “The Game” e “Valley of the Damned”, além de momentos com canções mais melódicas do grupo, casos de “Seasons”,  “Three Hammers” e “Symphony of the Night”. E sem falar, claro, no encerramento excelente com “Through the Fire and Flames”, faixa mais famosa da banda, exatamente por causa de “Guitar Hero”. Ao final, era possível ouvir comentários de quem não conhecia a banda dizendo “tem que respeitar, os caras são bons”.

DragonForce
Também pontualmente os holandeses do Epica subiram ao palco. E pra mim foi uma satisfação saber que eles fizeram um show para atender especialmente aos fãs daqui. O setlist foi bem distribuído, com músicas de todas as épocas da banda. O inicio do show, como sempre, ficou a cargo das primeiras faixas do mais recente trabalho da banda, dessa vez “The Quantum Enigma”: “Originem”, “The Second Stone” e “Essence of Silence”. “The Last Cruzade” veio em seguida satisfazer os fãs mais dos primórdios da banda. Dois singles de álbuns mais recentes, “Unleashed” e “Storm the Sorrow” vieram em seguida.

Epica durante o show em São Paulo
Vale destacar o carisma característico e a presença de palco dos músicos. Em todo show do Epica eles demonstram cada vez mais como sabem envolver e emocionar seus fãs com performances perfeitas. Simone Simons e Mark Jansen comandavam o espetáculo como sempre, enquanto Coen Janssen, Rob van Der Loo e Isaac Delahaye interagiam entre eles e com o público.

Simone e Mark comandavam o show
A banda mostrou que ouviu os apelos dos fãs brasileiros ao executar “Façade of Reality”, faixa do primeiro disco da banda e que chegou a ser pedida através de abaixo assinado pelos brasileiros. Depois veio “Fools of Damnation”, excelente canção do álbum “Divine Conspiracy” e que voltou ao setlist no ano passado. A parte de clássicos da banda ainda seria completada com “Sensorium”, “The Obsessive Devotion” a sempre ovacionada “Cry for the Moon”, que foi executada seguida mais uma vez por um solo de bateria magistral de Ariën van Weesenbeek. Ainda teve antes o single recente “Victims of Contingency”. A primeira parte do show foi encerrada com a longa e bela “Design Your Universe”.

Epica
No bis, a banda voltou vestindo camisas da seleção brasileira de futebol para mais três músicas. Primeiro a já habitual “Sancta Terra”, sempre presente nos setlists. “Unchain Utopia” fechou o ciclo de canções do álbum “The Quantum Enigma”, enquanto o encerramento ficou a cargo, como sempre, de “Consign to Oblivion”, mais uma vez executada de uma maneira de tirar o folego. O Epica deixou o palco do Audio SP com o jogo ganho, uma plateia mais do que satisfeita e a certeza de ter encerrado uma de suas melhores turnês do país com chave de ouro.



Mark Jansen com camisa da seleção brasileira
Fotos: Rafael Menegueti

Setlists


DragonForce:
1. Fury of the Storm 
2. Three Hammers 
3. The Game 
4. Seasons 
5. Symphony of the Night 
6. Cry Thunder 
7. Valley of the Damned 
8. Through the Fire and Flames 

Epica:
Originem (intro)
1. The Second Stone 
2. The Essence of Silence 
3. The Last Crusade 
4. Unleashed 
5. Storm the Sorrow 
6. Façade of Reality 
7. Fools of Damnation 
8. Sensorium 
9. The Obsessive Devotion 
10. Victims of Contingency 
11. Cry for the Moon (With Drum Solo)
12. Design Your Universe 

Encore:
13. Sancta Terra 
14. Unchain Utopia 
15. Consign to Oblivion