terça-feira, 2 de setembro de 2014

Hangar: Sesc Santo Andre (30/08/2014)




Por Davi Pascale
Fotos: Natalia Lett (extraidas da pagina oficial do Facebook)

Noite de sábado. Para muitos, noite de encher a cara com os amigos em algum boteco ou de ficar em alguma danceteria até de madrugada. Para mim, noite de curtir um bom show no teatro do Sesc. Dessa vez, um bom show de heavy metal. Quem estaria se apresentando é o grupo Hangar que conta com o renomado Aquiles Priester.

Aquiles ganhou popularidade depois de integrar o grupo Angra. Já conhecia o trabalho dele um pouco antes disso por conta do CD que gravou ao lado do ex-vocalista do Iron Maiden, Paul Di´Anno, o (ótimo) Nomad. Muita gente tem criticado o rapaz por ter sido reprovado no teste que realizou com o Dream Theater, quando estavam em busca de um substituto para Mike Portnoy, mas honestamente acho que só de ter sido convidado para fazer o teste com os caras já demonstra sua competência. E isso ficou mais do que comprovado durante sua apresentação no fim-de-semana.

Logo de cara, me surpreendi ao me deparar com o teatro lotado. Show sold out!! Já assisti nesse mesmo teatro artistas que têm um apoio de mídia muito maior – como Céu e Cachorro Grande – e que não conseguiram esse feito. Embora ambos tenham realizado ótimos shows também. Sim, gosto de outros gêneros além do heavy metal. Para alguns, isso pode ser um problema. Para mim, também é um problema. Um problema meu. Não gostou? Foda-se!

Fabio Laguna em ação

O show teve um pequeno atraso. 10 minutos apenas. Talvez para dar tempo de todos se acomodarem em seus lugares. Os rapazes iniciaram a apresentação com “The Infallible Emperor”. De cara, já notamos uma surpresa. O vocalista era outro. Pedro Campos que, segundo palavras do Aquiles, gravou as 5 musicas do teste em uma semana. Aliás, o músico não perdeu a chance de alfinetar o ego dos músicos da cena. “Todos os vocalistas bambambans entraram em contato comigo dizendo que queriam se juntar ao Hangar. Disse: ‘ótimo. Mande as gravações’. Me responderam: ‘estou atarefado’. E eu disse: Então o senhor pode ir pra puta que o pariu”. A platéia deu altas risadas.

Pedro demonstrou eficiência. Tem uma boa voz e ganhou o respeito do público. Priester calou a boca dos haters com uma performance impecável. Embora tenha ótimos músicos ao seu lado, como o não menos cultuado Fabio Laguna e o guitarrista Eduardo Martinez, o cara realmente rouba a cena com o bumbo na velocidade da luz e quebradas de tempo onde 90% de quem o critica é incapaz de reproduzir metade.

Durante 90 minutos, o grupo demonstrou simpatia e profissionalismo. Com som alto, fizeram uma apresentação cativante, agradando os presentes. No repertório, canções de diferentes períodos “To Tame a Land” (Inside Your Soul), “The Reason of Your Conviction” (do album de mesmo nome), “Colorblind” (Infallible)... Mas seus fãs ainda teriam mais uma surpresa. “Meet & Greet de cú é rola. Em 10 minutos estaremos aí na frente para falarmos com todos vocês”, avisou o desbocado baterista. Os caras cumpriram a promessa e atenderam a todos com fotos e autógrafos. Aproveitei a oportunidade para assinar meus discos com os músicos. Aquiles teve enorme paciência ao me assinar não apenas os discos do Hangar, mas também o demais material que tinha dele, que não é pouco. Não apenas assinou, como fez comentários. “Cara, esse seu DVD é raro. Essa tarja azul significa que é a prensagem de 100 cópias”.

Meus discos do Hangar assinados

O show acabou cedo. Cheguei em casa 22h30. Voltei feliz. Não apenas assisti um ótimo show, como adquiri alguns objetos que não tinha ainda e de quebra, assinei meu material. Para muitos a noite, estava apenas começando. Resolvi permanecer o resto da noite fria no meu apartamento, desfrutando de uma pizza com meus familiares. Não havia necessidade de after party...