domingo, 6 de março de 2016

Álbuns Clássicos: Red Hot Chili Peppers – Californication (1999)

Por Rafael Menegueti

Red Hot Chili Peppers - Californication
O Red Hot Chili Peppers figura entre as grandes bandas que dominaram as paradas de sucesso entre os anos 90 e início dos 00. O quarteto californiano criou um estilo único, combinando rock com elementos de funk, metal, rap, punk e psicodelia. A boa fórmula para o sucesso, no entanto, não era o suficiente para fazer com que a banda liderada por Anthony Kiedis e pelo baixista Flea fosse imune aos problemas. E eles passavam por bastantes.

Depois de provarem de um enorme sucesso com Blood Sugar Sex Magic, de 1991, a banda precisou superar a saída do guitarrista John Frusciante. Em 1995 o álbum One Hot Minute, embora tenha vendido bem, não foi tão bem recebido pela crítica, e Dave Navarro, então substituto de Frusciente, acabou deixando a banda em 1998. Flea exigiu a volta de Frusciante, que tinha passado por um longo processo de recuperação de seu vício em drogas, e a banda começa então a trabalhar em um novo disco. A energia que Frusciante trouxe de volta a banda, com a dedicação que demonstrou, foram componentes cruciais para tornar a produção daquele disco mais leve e inspirado.

Red Hot Chilli Peppers na era Californication
E daí nasceu Californication, o maior sucesso comercial da banda. O sétimo álbum de estúdio do grupo lançou alguns dos principais hits deles, que eram tocados a exaustão pelas rádios. Dá pra dizer até que absolutamente todos os singles lançados desse disco estouraram. Da abertura com Around The World, ao encerramento da bela Road Trippin’, o disco é composto por incríveis e cativantes canções que não deixam o ouvinte querer pensar em pular alguma.

A incrível sonoridade de Scar Tissue, que ganhou um Grammy, a intensidade de Otherside, a energia de Get On Top, a melodia de Californication, a suavidade de Porcelain, a potência de Parallel Universe, o peso de Emit Remmus, dentre outras grandes músicas, formaram a consistência de um disco que dividiu a carreira da banda definitivamente entre um antes e depois.

Um trabalho bem mais pra cima do que seus dois antecessores, Californication fez ainda mais bem ao carisma e imagem da banda. O grupo alcançou um pico de popularidade impressionantes com esse lançamento, com videoclipes bem produzidos fazendo sucesso na MTV e uma extensa turnê de divulgação. A banda prosseguiu na onda do sucesso que o disco trouxe pelos anos seguintes. Ao vivo, é inegável que seus sucessos ainda fornecem os melhores momentos de suas apresentações. Californication virou um clássico e um álbum definitivo para o Red Hot Chili Peppers e seus fãs.


Nota: 9/10
Status: Empolgado

Faixas:
1. Around the World
2. Parallel Universe
3. Scar Tissue
4. Otherside
5. Get on Top
6. Californication
7. Easily
8. Porcelain
9. Emit Remmus
10. I Like Dirt
11. This Velvet Glove
12. Savior
13. Purple Stain
14. Right on Time
15. Road Trippin'