terça-feira, 4 de outubro de 2016

Rush – The Garden (2013):





Por Davi Pascale

Trago hoje uma dica para os colecionadores. Não tem muito tempo que escrevi sobre um compacto do Deep Purple, lançado pela Record Store Day. Pois bem, dessa vez tratarei de um disco do Rush, também lançado pela Record Store Day.

Mais uma vez, temos 2 músicas presentes. A diferença é que dessa vez temos 2 versões de uma mesma música. Nesse caso: “The Garden”, uma balada do álbum Clockwork Angels. No lado A, temos a versão do disco. No lado B, uma versão ao vivo. Trata-se da mesma versão do DVD ao vivo Clockwork Angels Tour. Esse disco chegou às mãos do publico um pouco antes do lançamento do vídeo, portanto, quem conseguiu pegá-lo na época, teve acesso à uma música, em primeira mão, do até então novo trabalho do trio canadense. Infelizmente, só tive acesso agora. Portanto, já conhecia ambas as versões. De todo modo, é um belo item de colecionador.

Outra mudança é o formato. O compacto de “Black Night” mantinha o formato 7”, com a mesma arte do LP In Rock. De curiosidade, tínhamos o vinil azul. Aqui, os músicos optaram por lançar o álbum no formato de 10”. E também optaram por lançar o vinil no formato picture. Ou seja, a arte vem estampada no próprio disco e não na capa. As imagens escolhidas foram duas imagens exibidas no telão do show enquanto tocavam a música do disco. Fazem parte das famosas projeções que os músicos exibem.

Imagens utilizadas no disco

Tem muita gente que questiona a qualidade de discos pictures e de discos coloridos. Dizem que pecam na qualidade de som. Discutível. Na verdade, depende mais da maneira que o álbum foi prensado e da gramatura do disco. Quando optam por criar vinil nesse formato, o ideal é que peguem mídias um pouco mais pesadas. Tenho LP´s coloridos com qualidade de som perfeita e LP´s pictures com qualidade excelente também. Esse é um deles. A qualidade de som do disquinho é muito boa.

“The Garden” foi a faixa utilizada para encerrar o disco na época. A música é uma balada muito bem construída, com violões e orquestrações, e na época causou polêmica entre os fãs por conta do conteúdo da sua letra. Nela, o personagem descreve sentimentos e memórias sobre eventos que marcaram sua vida, através de uma metáfora. Muitos admiradores acreditavam que era uma indireta sobre ser seu ultimo álbum. Que, desse modo, encerrariam o disco e sua trajetória. O trio segue tocando, mas até o momento nenhum outro álbum de inéditas foi lançado. Será? Eu acho que eles ainda lançam, pelo menos, mais um disco...

A versão ao vivo é bem fiel e, conforme esperado, incrivelmente bem executada. O grupo nunca fez feio em cima de um palco (aliás, os três são exímios músicos) e aqui não é diferente. Se você não é muito fanático pelo trio, vale mais investir no DVD ao vivo. Se você idolatra os caras, vale a pena correr atrás do disquinho. Afinal, a prensagem é limitadíssima. É certeza que daqui uns anos, você terá algo bem valioso em suas mãos. 

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Ítem de colecionador

Faixas:
      01)   The Garden (Versão Estúdio)
      02)   The Garden (Versão Ao Vivo)