quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Autoramas – Unsere Favoriten (2015):



Por Davi Pascale

Considero o Autoramas uma das melhores bandas de rock do Brasil nos dias atuais. Não se trata de músicos virtuoses, mas de unir a galera certa e fazer a coisa certa. Enquanto o disco novo não vem, os fãs podem conferir de perto esse LP que chegou recentemente ao mercado brasileiro... Quem é colecionador e gosta dos rapazes, não deixe essa passar.

Não estou sendo redundante quando falo de lançamento no mercado brasileiro. Esse LP foi criado visando o mercado internacional. Embora a maior parte do repertório seja em português, o grupo conseguiu abrir as portas em diversos países. Em 2001, haviam criado uma coletânea para o Japão (Full Speed Ahead). Em 2007, para a Argentina (Mucho Gusto). Agora é a vez da Alemanha receber um álbum exclusivo. E dessa vez, a Hearts Bleed Blue resolveu fazer uma edição limitada para o Brasil. Mas... Qual é a formação e o que temos aqui?

Recentemente, Gabriel Thomaz anunciou um novo álbum através de um (bem-sucedido) crowdfunding e uma nova formação. O disco, que está prestes a sair, receberá o nome de O Futuro dos Autoramas e contará com Melvin (Carbona) no baixo, Fred (Raimundos) na bateria e Érika Martins (Penélope) fazendo guitarra/teclado/voz. Além do Gabriel, é claro. Assim que for lançado, comentarei por aqui. Até porque o disco promete. Além de todos os músicos serem talentosos, a junção deu certo. Já tive a oportunidade de conferir um show dessa nova formação e o grupo está em um de seus melhores momentos. Aqui, contudo, a formação era a mesma de Música Crocante. Ou seja, com Bacalhau (Planet Hemp) na bateria e Flavia Couri no baixo.

Coletânea com faixas raras chega ao mercado

Unsere Favoriten significa Nossas Favoritas. Ou seja, são aqueles sons que os músicos acham mais bacana e/ou mais representativos. Não são as músicas mais famosas. Sendo assim, você não encontrará por aqui as quase hits “Falem Mal de Mim”, “Autodestruição”, “Aquela”, “Você Sabe”, “Sonhador” e “Abstrai”. As mais famosas acredito que sejam “Mundo Moderno”, “Paciência” e a instrumental “Jogos Olímpicos”.

A coletânea é indicada tanto para novos quanto para velhos fãs. Para os novos, porque as músicas e versões apresentadas aqui foram bem escolhidas e dão uma boa dimensão do que se trata o grupo. Não diria que tendo esse disco não precise de mais nada, mas certamente é uma ótima porta de entrada. Para os velhos fãs porque o LP traz versões raras/exclusivas. Quem coleciona material do grupo certamente já ouviu a versão de “1,2,3,4” que aparece por aqui. Não se trata da versão dos tempos de Little Quail And The Mad Birds, mas sim da versão do EP Auto Boogie. “Blue Monday” já havia sido lançado no mais recente disco, Musica Crocante. Meu LP não traz encarte apontando o que foi retirado da onde, mas suspeito que “Mundo Moderno” também seja extraída do disco original. Entretanto, não me recordo de ter escutado as versões de “Mintchura” e “Erva Venenosa” em outro lugar. E ficaram bem legais. Algumas músicas foram regravadas para o projeto.

Algumas lojas virtuais (como Selo 180 e HBB Store) estão vendendo disco. O preço médio está variando entre R$85 e R$90 reais. Se você curte o som dos caras, não marca touca porque a tendência, com o tempo, é que esse disco se torne um produto raro. Disco bem legal!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Consistente e representativo

Faixas:
      01)   Mundo Moderno
      02)   Paciência
      03)   Couldn´t Care At All
      04)   Jogos Olímpicos
      05)   Já Cansei de Te Ouvir Falar
      06)   Blue Monday
      07)   Catchy Chorus
      08)   Run Chicken Run
      09)   Send Me a Postcard
      10)   1,2,3,4
      11)   Erva Venenosa
      12)   Mintchura 
      13)   Bahamas