domingo, 20 de novembro de 2016

Enuff Z´nuff – Dissonance (2008):



Por Davi Pascale

Lançado originalmente em 2008, com a participação de ex-guitarrista do Ozzy Osbourne, Dissonance tirava a banda de um hiato de 6 anos e mantinha sonoridade clássica.

Estive participando recentemente do Kiss Kruise. Além dos mascarados, outros 10 artistas participam do evento. Um desses artistas foi o Enuff Z´Nuff. Já conhecia a banda, tenho a maior parte de sua discografia. Era um dos shows que estava esperando ansiosamente. O Kiss permitiu que os artistas que estivessem participando do evento colocasse seu material a venda. CD´s, camisetas, DVD´s, o que desejassem... Uma de minhas aquisições foi esse disco.

Existem 3 versões desse álbum. Essa foi a primeira e é a mais rara. É uma tiragem que eles fizeram para vender unicamente nos shows. A capa é diferente, a ordem das músicas é um pouco diferente. É um dos poucos trabalhos deles que eu não tinha ainda. Fiquei feliz de encontrar por lá. De quebra, ainda consegui assinar meu CD com a banda.

Esse era o primeiro trabalho deles desde ? (2004). Quando me referi à 6 anos, é porque o álbum oficial só foi para as lojas em 2010. Como disse, essa minha edição é promocional. Enquanto curiosidade, vale citar que esse é provavelmente o ultimo trabalho de inéditas ao lado do cantor Donnie Vie (o disco que será lançado agora em Dezembro é um álbum de sobras),  além de contar com as guitarras de Jake E Lee, responsável pelas 6 cordas em Bark At The Moon e The Ultimate Sin (ambos, do Ozzy Osbourne).

Jake e Lee trouxe um pouco mais de peso, mas não alterou o estilo da banda. Fez um trabalho bem nos moldes da sonoridade clássica do grupo. As linhas vocais também seguem o padrão Enuff Znuff. Ou seja, aquelas linhas vocais bem Beatles. O timbre de voz, inclusive, sempre me remeteu ao John Lennon.

A balada “Chicago”, por alguma razão, me remeteu bastante à canção “Circus” do músico Lenny Kravitz. “Dissonance” remete bastante ao álbum Animals With Human Intelligence. “Joni Lynn” e “Rollaway” nos levam de volta ao tempo de Seven. Enquanto “High” remete ao álbum 10.

O Enuff Z´nuff nunca foi uma banda exibicionista. Sempre tocaram a favor da canção, privilegiando as melodias e em Dissonance não é diferente. Temos bateria reta, solos simples, porém melodias cativantes. Faixas que ficam na sua cabeça e não saem mais após pouquíssimas audições. Quem curte o trabalho da banda, vale a pena conferir. O melhor trabalho deles desde 10 (2000). Discaço!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Excelente

Faixas:
      01)   Dissonance
      02)   Lazy Days
      03)   Joni Lynn
      04)   Altered States
      05)   High
      06)   Fine Line
      07)   Rollaway
      08)   Playground
      09)   Chicago