sábado, 28 de fevereiro de 2015

Rob Zombie – Venomous Rat Regenaration Vendor (2013):



Por Davi Pascale

Em 2013, o cantor Rob Zombie colocou no mercado seu quinto álbum de inéditas e um de seus trabalhos mais inspirados. Contando com a produção de Bob Marlette (Ozzy Osbourne, Alice Cooper), o disco traz sua usual mistura de heavy metal com elementos eletrônicos.

Tive o primeiro contato com a música de Rob Zombie através do canal televisivo MTV, quando o mesmo ainda fazia parte de um grupo chamado White Zombie. Na época, mais precisamente o disco Astro Creep 2000, o rapaz era constantemente comparado pela imprensa com o cantor Marilyn Manson. Embora sejam dois artistas com personalidades próprias, realmente existiam alguns pontos em comum: o visual excêntrico, a postura questionadora e o flerte da musica pesada com a eletrônica. Embora sejam os dois mais populares, principalmente no Brasil, a fazer essa mistura é bom lembrar que essa sacada não nasceu deles. Grupos como Ministry e Nine Inch Nails já apostavam nesse universo antes dos rapazes. O auê foi tanto que a idéia de saírem em turnê conjunta já era mais do que esperada. É impressionante como o mundo dá voltas. Naquela época, Manson era o grande nome da vez. Rob Zombie por mais que tivesse uma carreira mais extensa (o primeiro trabalho do White Zombie foi lançado em 1985) não tinha a mesma projeção. Hoje, o cara está com tudo. Nosso amigo anticristo foi numero de abertura da turnê. Quem diria...

Algo que ninguém apostava também é que ele trabalharia com músicos de Manson. O baterista responsável pelas gravações do disco é justamente Ginger Fish, que trabalhou com o antichrist superstar por mais de 15 anos. As guitarras ficaram por conta de John 5. Mais um que trabalhou com Manson. Embora esse já esteja ao lado de Zombie há algum tempo. O baixo ficou nas mãos de Piggy D. Os músicos não poderiam serem mais adequados. São os caras certos para o som do rapaz. Formação simplesmente matadora.

Venomous Rat Regenaration Vendor é um de seus melhores trabalhos solo

O disco começa com “Teenage Nosferatu Pussy”, um som que é pesado e um pouco sombrio que por alguma razão me remeteu um pouco à “Living Dead Girl”. A faixa seguinte “Dead City Radio And The New Gods of Supertown” foi a escolhida para ser utilizada como um aperitivo do que estava por vir. Foi a primeira faixa que seus fãs ouviram e é realmente uma canção forte, assim como “Revelation Revolution”.

Algo bacana nesse trabalho é que a qualidade dele meio que se mantém do início ao fim. Para mim, existem apenas dois pontos fracos em todo o álbum: “Rock And Roll (In a Black Hole)” que, embora tenha um refrão explosivo, tem um arranjo meio cansativo e a versão de “We´re An American Band”. Essa mesma. Classicão do Grand Funk Railroad. Gosto muito do Grand Funk, o som é um clássico, mas achei que a releitura não funcionou e não consigo ver muita semelhança com sua obra. Desnecessária!

Os arranjos ficaram todos por conta da dupla Rob Zombie e John 5. O cantor também é responsável por todas as letras todo o álbum (com exceção da canção do Grand Funk, é claro) e continua com as mesmas loucuras de sempre misturando elementos de sexo, violência e terror. O que mais poderíamos esperar da mente que dirigiu e escreveu A Casa dos 1000 Corpos e Rejeitados Pelo Diabo?  Mais Rob Zombie, impossível!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Pesado e inspirado

Faixas:
      01)   Teenage Nosferatu Pussy
      02)   Dead City Radio And The New Gods of Supertown 
      03)   Revelation Revolution
      04)   Theme For The Rat Vendor (vinheta)
      05)   Ging Gang Gong De Do Gong De La Raga
      06)   Rock and Roll (In a Black Hole)
      07)   Behold, The Pretty Filthy Creatures!
      08)   White Trash Freaks
      09)   We´re An American Band
      10)   Lucifer Rising
      11)   The Girl Who Loved The Monsters
      12)   Trade In Your Guns For a Coffin´