quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Sting – 57th & 9Th (2016):





Por Davi Pascale

Estou de volta!! Fiquei alguns dias fora do Brasil. Essa foi a razão de ter colocado reprise em algumas matérias nos últimos 15 dias. Uma das surpresas nessa viagem foi um belo dia quando estava zapppeando os canais de TV no hotel e me deparei com o Sting em um dos inúmeros talk shows que tem nos Estados Unidos falando sobre um novo álbum e cantando uma nova musica. A surpresa é que a música era bem rock n roll, algo que ele não fazia já tem algum tempo...

Não marquei touca. Corri para um dos Best Buys presentes em Miami e peguei o novo álbum do Sting (entre vários outros). Foi um dos primeiros álbuns que ouvi quando retornei ao Brasil... “Mas, e aí, o álbum é realmente rock n roll”? Assim como boa parte da discografia do Sting, os arranjos são variados, mas pegamos uma sonoridade mais roqueira em, pelo menos, metade do álbum . Provavelmente, seu melhor trabalho desde Ten Summoner´s Tales (1993). 

Claro! É um álbum do Sting, portanto não espere um álbum pesado. As mais agitadas ficam por conta de “Petrol Head” e a responsável por abrir o CD “I Can´t Stop Thinking About You”. Facilmente, a minha preferida. Um delicioso pop/rock que nos leva de volta aos seus primeiros anos. Faixas como “Heading South On The Great North Road” e “If You Can´t Love Me” traz o músico se aventurando naquela linguagem jazzrock que tanto gosta e que já brincava em álbuns como Nothing Is Like The Sun e The Soul Cages.



“50.000” foi escrita por Sting na semana em que Prince morreu e é uma homenagem aos grandes músicos que se foram nesse ano. Outra homenagem aparece em “The Empty Chair”. Dessa vez, inspirada em James Foley. Jornalista sequestrado e decapitado pelo Estado Islâmico, enquanto cobria a Guerra Civil da Síria. Recentemente, o musico reabriu a casa Bataclan (local que ficou marcado por um atentado terrorista que levou à morte de 90 pessoas durante a performance de Eagles of Death Metal). O cantor abriu o show com uma música desse novo álbum. “Inshallah”, uma palavra árabe que significa ‘se deus quisesse’ e é uma espécie de oração.

Aqueles que, assim como eu, adoram o trabalho mais roqueiro do rapaz irão delirar em “Down Down, Down”, “One Fine Day” e “Pretty Young Soldier”. Na versão deluxe temos 3 bônus onde o grande destaque é a animada releitura de “Next To You”. Clássico dos seus tempos de The Police. Se você gosta do Sting, principalmente de seus primeiros álbuns solo, pode ir de olhos fechados.

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Bom

Faixas:
      01)   I Can´t Stop Thinking About You
      02)   50.000
      03)   Down, Down, Down
      04)   One Fine Day
      05)   Pretty Young Soldier
      06)   Petrol Head
      07)   Heading South On The Great North Road
      08)   If You Can´t Love Me
      09)   Inshallah
      10)   The Empty Chair
      11)   I Can´t Stop Thinking About You (LA Version)
      12)   Inshallah (Berlin Sessions Version) 
      13)   Next To You (Live At Rockwood Music Hall)