sábado, 6 de fevereiro de 2016

Velhas Virgens – Carnavelhas III: Bebadoriso(2012):



Por Davi Pascale

Carnaval chegando. Quer curtir um Carnaval sem ter que ouvir Ivete Sangalo, Chiclete Com Banana ou Wesley Safadão? Trazemos uma dica para vocês...

Muitos roqueiros dizem não gostar do Carnaval. E isso, obviamente, é mais pela música do que por qualquer outro fator. Não é de hoje que a axé music predomina as festas carnavalescas. Do mais, a celebração traz toda aquela liberdade que os fãs de rock sempre curtiram. Inclusive, em relação ao álcool e ao sexo. E o Velhas soube tirar proveito disso.

Atualmente, não teria banda melhor para fazer esse tipo de arruaça do que a garotada do Velhas Virgens. Afinal, para fazer essas brincadeiras, o artista não pode ter muito pudor. A ideia nasceu com o conceito de criar novas marchinhas de carnaval. As letras das famosas marchinhas muitas vezes apontavam para o duplo sentido. E quer banda mais descarada do que o Velhas Virgens?

Banda faz trabalho menos escrachado sem descaracterizar o grupo

Desde que criaram o Carnavelhas, o conceito é o mesmo: a ideia é trazer os roqueiros para o clima do carnaval. E não afastá-lo deles. Para uma banda que sempre teve uma forte influência de blues, isso poderia ser uma jogada perigosa, mas deu mais do que certo. O que era brincadeira de um disco, tornou-se uma trilogia. E até hoje os caras fazem show cantando essas músicas. Hoje, comentaremos o terceiro volume desse projeto.

Bebadoriso é menos escrachado que os demais discos do Velhas, mas isso tem uma razão de ser. O segundo volume – Do Love Story à Avenida São João – fazia uma homenagem à cidade de São Paulo. Cidade natal do grupo. O terceiro volume continua com o clima de homenagens, mas dessa vez relembrando os grandes humoristas e seus personagens marcantes. A maioria deles, brasileiros. Portanto, se escrachassem demais, o disco poderia perder o tom de homenagem.

As letras foram criadas, na maior parte, inspiradas nos personagens. Em suas características, seus bordões. As figuras emblemáticas da televisão e do cinema brasileiro estão aqui. Velha Surda, Ronald Golias, Trapalhões, Seu Madruga... As homenagens passam por todas as épocas. Da lendária Carmem Miranda até o sucesso do momento Nina (A Praça é Nossa).

Arte inspirada em Paulinho da Viola? Será?!?

Musicalmente, não tem muita diferença dos trabalhos anteriores. A maior parte das canções continua em formato de marchinhas com levada de bateria, linha de baixo e linhas vocais criadas em influência do samba. As guitarras continuam com as distorções do rock. E muitas dessas guitarras contam com a participação de figuras lendárias do rock e do blues brasileiro. São eles: Andreas Kisser (Sepultura), Pepeu Gomes (Novos Baianos), Luiz Carlini (Tutti-Frutti), Roberto Frejat (Barão Vermelho), Clemente Nascimento (Inocentes) e Nuno Mindelis.

Há algumas que contam com uma influência maior de rock como “Balança, Mas Não Cai” e “Como Zé Bonitinho”. Outras, com uma linguagem totalmente samba como “Pro Samba Continuar”, “Samba do Mussum e do Seu Madruga” e “Eta Criola Dificil”. Há referências de maxixe e até samba de roda. Os arranjos estão mais bem desenvolvidos do que o primeiro álbum do projeto (Reveillon 2001). A homenagem ao samba não está presente somente nos arranjos, mas também na capa e no nome do disco. Muito provavelmente se inspiraram em Bebadosamba (Paulinho da Viola). A linda Juliana Kosso solta a voz em “Orfélia, Eu”, enquanto Paulão assume os vocais das demais canções.

Carnavelhas III: Bebadoriso é o álbum perfeito para alegrar suas festas. Alegre, engraçado, para cima e dessa vez pode até tocar perto de seus familiares mais caretas que não apenas não ficarão horrorizados com as letras (Velhas é somente para os fortes) como ficarão emocionados com os interludes com sonoridade de alguns dos personagens homenageados. Junte a família, aperte o play e boa diversão.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Divertido e inteligente

Faixas:
      01)   Pro Samba Continuar
      02)   Proíbe Que Eu Gosto
      03)   Marcha da Catifunda
      04)   Carmemiranda
      05)   Como Zé Bonitinho
      06)   Samba do Mussum e do Seu Madruga
      07)   Didi Mocó
      08)   Síndrome da Velha Surda
      09)   Orfélia, Eu?
      10)   Marcha do Bullying
      11)   No Banco da Praça
      12)   Eta Criola Difícil
      13)   Balança, Mas Não Cai 
      14)   Hino da Eterna Bebedeira