Por Davi Pascale
Carnaval chegando. Quer curtir um
Carnaval sem ter que ouvir Ivete Sangalo, Chiclete Com Banana ou Wesley
Safadão? Trazemos uma dica para vocês...
Muitos roqueiros dizem não gostar
do Carnaval. E isso, obviamente, é mais pela música do que por qualquer outro
fator. Não é de hoje que a axé music predomina as festas carnavalescas. Do
mais, a celebração traz toda aquela liberdade que os fãs de rock sempre
curtiram. Inclusive, em relação ao álcool e ao sexo. E o Velhas soube tirar
proveito disso.
Atualmente, não teria banda
melhor para fazer esse tipo de arruaça do que a garotada do Velhas Virgens.
Afinal, para fazer essas brincadeiras, o artista não pode ter muito pudor. A
ideia nasceu com o conceito de criar novas marchinhas de carnaval. As letras
das famosas marchinhas muitas vezes apontavam para o duplo sentido. E quer
banda mais descarada do que o Velhas Virgens?
Banda faz trabalho menos escrachado sem descaracterizar o grupo |
Desde que criaram o Carnavelhas, o conceito é o mesmo: a
ideia é trazer os roqueiros para o clima do carnaval. E não afastá-lo deles. Para
uma banda que sempre teve uma forte influência de blues, isso poderia ser uma
jogada perigosa, mas deu mais do que certo. O que era brincadeira de um disco,
tornou-se uma trilogia. E até hoje os caras fazem show cantando essas músicas. Hoje,
comentaremos o terceiro volume desse projeto.
Bebadoriso é menos escrachado que os demais discos do Velhas, mas
isso tem uma razão de ser. O segundo volume – Do Love Story à Avenida São João – fazia uma homenagem à cidade de
São Paulo. Cidade natal do grupo. O terceiro volume continua com o clima de
homenagens, mas dessa vez relembrando os grandes humoristas e seus personagens
marcantes. A maioria deles, brasileiros. Portanto, se escrachassem demais, o
disco poderia perder o tom de homenagem.
As letras foram criadas, na maior
parte, inspiradas nos personagens. Em suas características, seus bordões. As figuras
emblemáticas da televisão e do cinema brasileiro estão aqui. Velha Surda,
Ronald Golias, Trapalhões, Seu Madruga... As homenagens passam por todas as
épocas. Da lendária Carmem Miranda até o sucesso do momento Nina (A Praça é
Nossa).
Arte inspirada em Paulinho da Viola? Será?!? |
Musicalmente, não tem muita diferença
dos trabalhos anteriores. A maior parte das canções continua em formato de
marchinhas com levada de bateria, linha de baixo e linhas vocais criadas em
influência do samba. As guitarras continuam com as distorções do rock. E muitas
dessas guitarras contam com a participação de figuras lendárias do rock e do
blues brasileiro. São eles: Andreas Kisser (Sepultura), Pepeu Gomes (Novos
Baianos), Luiz Carlini (Tutti-Frutti), Roberto Frejat (Barão Vermelho),
Clemente Nascimento (Inocentes) e Nuno Mindelis.
Há algumas que contam com uma
influência maior de rock como “Balança, Mas Não Cai” e “Como Zé Bonitinho”.
Outras, com uma linguagem totalmente samba como “Pro Samba Continuar”, “Samba
do Mussum e do Seu Madruga” e “Eta Criola Dificil”. Há referências de maxixe e
até samba de roda. Os arranjos estão mais bem desenvolvidos do que o primeiro
álbum do projeto (Reveillon 2001). A
homenagem ao samba não está presente somente nos arranjos, mas também na capa e
no nome do disco. Muito provavelmente se inspiraram em Bebadosamba (Paulinho da Viola). A linda Juliana Kosso solta a voz
em “Orfélia, Eu”, enquanto Paulão assume os vocais das demais canções.
Carnavelhas III: Bebadoriso é o álbum perfeito para alegrar suas
festas. Alegre, engraçado, para cima e dessa vez pode até tocar perto de seus familiares
mais caretas que não apenas não ficarão horrorizados com as letras (Velhas é
somente para os fortes) como ficarão emocionados com os interludes com
sonoridade de alguns dos personagens homenageados. Junte a família, aperte o
play e boa diversão.
Nota: 8,0 / 10,0
Status: Divertido e inteligente
Faixas:
01)
Pro Samba Continuar
02)
Proíbe Que Eu Gosto
03)
Marcha da Catifunda
04)
Carmemiranda
05)
Como Zé Bonitinho
06)
Samba do Mussum e do Seu Madruga
07)
Didi Mocó
08)
Síndrome da Velha Surda
09)
Orfélia, Eu?
10)
Marcha do Bullying
11)
No Banco da Praça
12)
Eta Criola Difícil
13)
Balança, Mas Não Cai
14)
Hino da Eterna Bebedeira
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