quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Lyriel - Skin and Bones (2014)

Por Rafael Menegueti

Lyriel - Skin and Bones
Quando conheci o Lyriel, há mais ou menos um ano, achei que ali havia uma banda que ainda poderia fazer um trabalho marcante. O grupo, liderado pelo casal Jessica Thierjung (vocais) e Oliver Thierjung (guitarra), começou sua carreira fazendo discos mais próximos do folk metal, e foi evoluindo para um metal sinfônico mais tradicional e simples com o tempo. A evolução da banda foi gradual, fazendo cada disco um pouco mais interessante do que o anterior. No terceiro disco da banda, "Paranoid Circus", já é possível identificar prováveis hits, fosse o grupo alemão mais popular mundialmente. No disco seguinte, "Leverage", isso ficou ainda mais perceptível. As faixas são bem cativantes, mostrando uma banda em ascensão.

Talvez por isso tenha ficado tão ansioso pelo novo disco deles, que foi lançado no ultimo dia 26 de setembro (Europa). Eu já imaginava que a banda nos traria um disco ainda mais maduro e bem produzido. E eu estava certo. "Skin and Bones" chega as lojas pra já ser chamado de "melhor disco da banda" (até agora).

A primeira faixa é "Numbers", single que a banda já havia liberado há algum tempo. Abre com um riff bacana, e logo as guitarras disputam a melodia com o violino e o violoncelo, que são parte fixa do line-up da banda, nas mãos de Linda Laukamp (violoncelo), que também acrescenta vozes às canções, e Joon Laukamp (violino), irmão de Linda. A faixa é bastante empolgante e nos dá uma mostra do que virá a seguir no disco. "Falling Skies" é mais pesada e se destaca nas guitarras e nos vocais de Jessica Thierjung. "Skin and Bones", faixa titulo do CD, também não decepciona no quesito peso, e possui um refrão bem marcante.

Os membros do Lyriel
Na quarta faixa do disco, "Black and White", encontramos a participação do vocalista convidado Christian Älvestam (Solution .45, Miseration, ex-Scar Symmetry). O sueco deu um novo aspecto a música, incluindo belos vocais limpos seguidos de um gutural agressivo, algo bem diferente do que a banda costuma apresentar. Em algumas versões a faixa também aparece em versão diferente, sem os vocais de Christian, como faixa bônus.

Em seguida a balada "Days Have just Begun" vem para dar uma quebrada no peso. Outra faixa bem diferente é "Dust to Dust", que tem uma cara mais rock alternativo, com melodia mais animada e um refrão mais pop. Outra com riff pesado, "Der Weg", é cantada em alemão. "Astray" chama a atenção pelo tom melancólico de uma música feita apenas com a voz de Jessica e o violoncelo de Linda. Mais no final do disco encontramos uma paulada: "Running in Our Blood", provavelmente a faia mais pesada já lançada pela banda, visto que eles são uma banda de metal mais melódico e sinfônico. "Dream Within a Dream" fecha o disco em grande estilo, com arranjos de piano e um refrão marcante.

Infelizmente, no entanto, o Lyriel ainda é uma banda pouco famosa no cenário internacional. Talvez por esse motivo seja mais complicado encontrar material físico da banda. Mas vale a pena se esforçar um pouco para conhecer mais desse grupo alemão que já está entre minhas bandas favoritas, e talvez com esse bom lançamento eles possam finalmente crescer para acompanhar o tamanho da qualidade de suas músicas.

Nota: 9/10
Status: Empolgante

Faixas:
1. Numbers 
2. Falling Skies
3. Skin and Bones
4. Black and White
5. Days had just begun 
6. Your Eyes
7. Dust to Dust
8. Der Weg
9. Astray
10. Worth the fight 
11. Running in our blood
12. Dream within a dream
13. Black and White (Second Skin Version)


Lyriel - Numbers