sexta-feira, 22 de abril de 2016

Prince – The Gold Experience (1995):



Por Davi Pascale

Ontem, perdemos mais um dos grandes nomes da música. Prince Rogers Nelson foi encontrado morto em sua casa aos 57 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. De todo modo, o que importa nessa hora é nos lembrarmos da obra que o artista nos deixou. E Prince deixou uma obra espetacular. Resolvi comentar um de meus discos favoritos, como uma forma de homenageá-lo.

Em 1995, Prince lançava um excelente álbum rodeado de polêmicas. O álbum trazia, pela primeira vez, uma arte sem seu nome estampado. Apenas com o símbolo que havia adotado como nome artístico. Queria emplacar de todo modo a idéia de 'the artist formerly know as Prince'. Sem contar que um ano antes, havia comprado briga com sua gravadora (Warner) porque haviam se negado a lançar dois discos dele no mesmo ano. O rapaz começou a fazer protestos público alegando ser um escravo da gravadora. Ainda que não tenha atingido um número de vendas expressivo (levando em consideração as vendas da época e seu histórico), o disco foi muito bem recebido pela crítica.

Muitos críticos diziam ser seu melhor trabalho desde Sign O´ The Times. Eu, particularmente, gosto bastante de Graffitti Bridge e Diamonds And Pearls, mas realmente o nível atingido era impressionante.

Produzido pelo próprio cantor, The Gold Experience é um trabalho bem eclético, onde deixa nítido todas as suas influências. O lado rap aparece em “Pussy Control” e “Now”. O lado soul surge em “Shhh”, “The Most Beautiful Girl In The World” e “I Hate U”. Sua aproximação com o funk se dá em “Shy” (faixa que poderia ter sido gravada pelo Lenny Kravitz, fácil, fácil) e “Billy Jack Bitch”. Há ainda espaço para o pop de “Dolphin”, a balada “Gold” e o rock de “Endorphinmachine”.

Musico escreveu e produziu o álbum sozinho

O disco conta com várias vinhetas. Sempre contando com declarações e efeitos. Algo que chama a atenção é a qualidade das composições. O músico conseguia transitar por todas essas vertentes sem deixar a qualidade do disco cair. Além, é claro, de seu trabalho enquanto músico.

Muitos se recordam do cantor pelas excentricidades (exigências nonsense, manias totalmente malucas...), pelos seus clipes e seu visual quase sempre exagerado nos palcos. Sem dúvidas, foi um artista que ditou moda, que ajudou a moldar o visual da época; assim como Michael Jackson, David Bowie e Madonna. Mas também é necessário nos lembrarmos de sua qualidade enquanto músico. Muitos comentam da sua banda de apoio, a (ótima) New Power Generation, mas quase nunca comentam de seu trabalho de instrumentista.

Prince era muito mais do que um entertainer. Dono de uma bela voz, o rapaz escrevia os arranjos, as letras, era multi-instrumentista, tocava guitarra como poucos. The Gold Experience prova, mais uma vez, a habilidade do músico. O trabalho vocal em “Endorphinmachine” é de deixar qualquer cantor de heavy metal enciumado com os berros que solta. O rapaz também rouba a cena com um belíssimo solo de guitarra em “Gold”. Disco extremamente bem feito e empolgante. Dizem que a canção "The Most Beautiful Girl In The World" foi escrita para uma modelo brasileira que o artista havia conhecido durante sua passagem no Rio de Janeiro. Será?

Prince era um artista completo, único. Lamento não ter tido a chance de assistir um concerto do rapaz. Cheguei a acompanhar a transmissão, da Rede Globo, de sua apresentação no Rock In Rio II (1991), mas nunca tive a oportunidade de conferi-lo de perto. Realmente, uma pena. Infelizmente, o músico se foi cedo demais, mas deixou um extenso material de primeira qualidade. Para quem não tem muita afinidade com seu trabalho, esse disco pode ser uma boa parte de entrada. Dê uma chance...

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Variado

Faixas:
      01)   Pussy Control
      02)   NPG Operator
      03)   Endorphinmachine
      04)   Shhh
      05)   We March
      06)   NPG Operator
      07)   The Most Beautiful Girl In The World
      08)   Dolphin
      09)   NPG Operator
      10)   Now
      11)   NPG Operator
      12)   319
      13)   NPG Operator
      14)   Shy
      15)   Billy Jack Bitch
      16)   I Hate U
      17)   NPG Operator 
      18)   Gold