quinta-feira, 26 de maio de 2016

Kiss Rocks Vegas (2016):



Por Davi Pascale

O Kiss se prepara para lançar um DVD ao vivo. Dessa vez, gravado durante sua curta temporada em Las Vegas. O grupo sempre foi inteligente para criação de marketing. E, obviamente, não ficaram por baixo dessa vez. Ontem, no dia 25 de Maio, o filme foi exibido em vários cinemas ao redor do mundo. Uma única data, uma única sessão. O Brasil não ficou de fora e claro que fui lá conferir.

Antes do show começar, é exibida uma entrevista com os músicos, que dura uns 20 minutos. Provavelmente o extra do DVD. Aqui, os músicos comentam sobre a empolgação de tocarem em Las Vegas, sobre toda a preocupação que têm na hora de criar um espetáculo, sobre escolha do setlist e sobre como adaptaram um show de arena para o pequeno espaço de Las Vegas. Muitos, no cinema, davam risadas com as declarações sarcásticas e estapafúrdias de Gene Simmons. O cara continua a mesma figura de sempre...

O show começa da mesma forma que começou o show realizado ano passado no Brasil. Ou seja: “Detroit Rock City”, “Creatures Of The Night” e “Psycho Circus”. Apesar de estarem em um local menor, os músicos mantiveram a ideia de mega-espetáculo. Gelo seco, fogos e mais fogos, palco que sobe e desce, raio-laser... A qualidade de imagem é espetacular, o som está bem gravado, mas achei o volume do cinema ontem baixo. Assisti a apresentação na sala do Shopping Metro Santa Cruz, na Vila Mariana. Não tenho ideia de como estava o som nas demais salas.

Fiquei impressionado com a pouca atenção dada ao filme ontem. Não havia nenhum pôster de divulgação do filme no cinema em que assisti. Nem no hall de entrada, onde ficam exibidos os pôsteres de todos os filmes que estavam em cartaz. Nem na porta do cinema. Bizarro entrar em uma sala de cinema com o pôster do Capitão América. Mais bizarro que isso somente uma dupla de marmanjos que se estapearam no meio do filme por conta de um celular. Aliás, impressionante como o brasileiro não sabe se comportar no cinema. É gente falando no celular, conversando alto durante o filme. Haja paciência...

Músicos lançam DVD ao vivo no cinema

Muitos reclamam sobre o fato de, há alguns anos, os músicos não apresentarem grandes mudanças no setlist. No filme, os músicos explicam. Paul Stanley declara que “a banda atingiu uma posição invejável, mas ao mesmo tempo, preocupante. Temos muitos sucessos que as pessoas esperam ouvir. Se vou colocar uma musica obscura, preciso tirar uma. Qual tirar?”. Gene Simmons arrancou risadas dos espectadores com sua irreverência. “Se vou à um show quero ouvir os clássicos. Não me interessa se aquele desgraçado já tocou ela 1.000 vezes; Paguei o ingresso, quero ver eles tocarem”.

Com isso, logicamente, não é preciso dizer que os clássicos foram privilegiados. “Deuce”, “Shout It Out Loud”, “Love Gun”, “I Love It Loud”, “Lick It Up”, “Black Diamond”… Continuam todas no set. A grande surpresa foi terem resgatado “Tears Are Falling” da época desmascarada. Muito bacana!

A apresentação é impecável. Produção de palco incrível. Instrumental muito bem tocado. Trabalho vocal muito bom. Sim, certamente houve correções em estúdio. É notável que mexeram no som da plateia. As vozes dos músicos não apresentam nenhum deslize. Nem mesmo nos backing vocals. Mas isso já é esperado em um filme que irá para o mercado. Não é só o Kiss quem faz isso. 90% dos artistas fazem. E os 10% que não fazem é porque não têm grana para bancarem o custo. Tenho certeza que se pudessem, fariam também. Querendo ou não, o filme fica com um ar mais profissional.

Kiss Rocks Vegas é um belíssimo presente aos fãs. Aqueles que perderam a exibição nos cinemas, poderão ver em breve no sofá de sua casa. Eu, particularmente, não vejo a hora de poder reviver essa experiência...