sábado, 31 de maio de 2014

Metallica: Through The Never (2013)

 
Por Davi Pascale
Não há dúvidas de que a turnê de Death Magnetic rendeu bons frutos para o grupo. Depois de lançarem o box Orgulho, Paixão e Gloria: Três Noites Na Cidade do México, os DVD´s Quebec Magnetic, Francais Por Une Nuit e o projeto Big Four (apresentação ao lado do Anthrax, Megadeth e Slayer), os músicos demonstram que suas ideias ainda não haviam se esgotado. Embora o repertório traga poucas novidades, o elemento visual acaba tornando o projeto em algo totalmente diferenciado e criativo. Mesclando cenas de ação com imagens de show com megaprodução, saem do senso comum e entregam à seus fãs um filme empolgante. Ítem obrigatório!
O Metallica é aquela banda que todo mundo adora falar mal em rodas de amigos, grupos de Facebook, mas quando chega em casa, coloca o disco deles no talo e esquece do sentimento ‘rebelde sem causa’. E, claro, quando se apresentam no Brasil, depois de xingarem nos fóruns, todos vão lá prestigiar, aplaudir, bangear e saem do estádio falando ‘puta show’. Prova de que a qualidade deles é incontestável.
Durante os extras, em vários momentos, os músicos comentam que sempre correram riscos, que sempre fizeram o que estavam a fim. Embora muitos artistas gostem de bater a afirmação no peito, poucos são tão honestos quanto o grupo. Realmente, se arriscam bastante em seus trabalhos de estúdio. Comecei a acompanhar a banda ainda criança quando estavam lançando o LP And Justice For All... Naquela época, acredite se quiser, já existia quem taxava a banda de vendida. A razão, na época, era o fato de terem realizado um clipe para One. Depois foram perseguidos novamente com o Black Album e sua aparição constante na MTV. Depois por terem cortado os cabelos em Load. Depois por terem se posicionado contra o Napster. Bom, nessa última até que dá para entender a indignação, vai... Entretanto, mesmo com a avalanche de críticas, nunca abaixaram a cabeça e sempre entregaram algo diferenciado. Muitos consideram isso um crime. Eu, não! É verdade que existem bandas que sempre foram fiel ao seu estilo e sempre foram empolgantes – como Motorhead e AC/DC, por exemplo – mas esses caras que saem constantemente da zona de conforto são intrigantes. Não vejo problemas em uma banda buscar novas influencias nos seus trabalhos. Mesmo! Nos dois universos existem artistas bacanas.
 
Banda traz megaprodução ao palco
 
Through The Never, nome extraído de uma faixa do Black Album, foi exibido nos cinemas em formato 3-D. Gravado em alta resolução e com diversas cenas de impacto, a experiência deve ter sido inesquecível. Se já foi empolgante assistir em meu home-theater sem a presença do formato 3-D, imagina isso na tela de um cinema com o recurso. Os músicos declaram que não queriam que os espectadores ficassem com a sensação de estarem assistindo à um filme, mas sim de estarem participando de um filme.
Intercalado com a performance, tem uma película de ação que conta a história de Trip (interpretado por Dane DeHann, o Duende Verde de O Espetacular Homem-Aranha 2), um fã da banda que trabalha nos bastidores e que, mais uma vez, é impedido de assistir ao show por ter um trabalho à fazer. O que seria um trabalho simples, torna-se uma grande aventura envolvendo acidente de carro, perseguições... Não vou falar tudo para não estragar a surpresa. Só vou falar uma coisa. Preparam-se para loucuras.
Muitos criticam o Lars Ulrich e alguns chegam ao ponto de dizerem que gostariam de ver outro baterista no Metallica. De boa, é bom passarem a gostar dele porque se esse cara abandonar o barco, o grupo termina. Fora o fato de ser um musico criativo e ter um estilo diferenciado (o que ajuda com que o grupo não soe igual à outras milhares de bandas), Lars está por trás de todas as decisões. Fica claro isso ao assistir os bônus desse vídeo. É o que mais fala nas coletivas, é o que mais interfere nas decisões. Sem um cara desses, difícil atingirem o status que atingiram. Sem dúvidas, James Hetfield é um cara indispensável, mas Ulrich também é.
 
Cena de Dane DeHaan em Through The Never

É importante saber não apenas quais decisões tomar, mas também quando toma-las. Aqui, o baterista comenta que já tinha recebido um convite para fazer esse projeto em 1997, mas que achava que a tecnologia não havia desenvolvido o suficiente. Segundo o mesmo, era muito caro e muito difícil fazer. Também é o que melhor explica a ideia das imagens intercaladas. O musico explicou que queriam uma certa dramaticidade, assim como ocorreu em Some Kind of a Monster. Diz que não queria fazer mais um DVD ao vivo e sim, um 'filme de concerto', assim como ocorre em The Song Remais The Same (Led Zeppelin) e Let There Be Rock (AC/DC). Só que eles quiseram fugir do óbvio. Sair daquela ideia de mostrar os músicos chegando em limousines, se preparando no backstage, chegando em aeroporto, etc. Deu certo! E ficou bem legal... 
No palco, dessa vez, não temos somente os fogos na já citada “One”. A estrutura, que traz o público todo em volta, traz várias menções à carreira do Metallica. A estátua de And Justice, os caixões de Death Magnetic, a cadeira elétrica de Ride The Lightning, está tudo ali. Nunca tinha visto esses caras investirem tanto assim em produção. Simplesmente mágico! Durante 90 minutos, os ícones da bay area entregam uma performance extremamente bem produzida e cheia de garra. Um dos melhores lançamentos em vídeo dos últimos anos.
Nota: 10/10
Status: Imperdível
 
Faixas:
01) Introduction
02) The Ecstasy of Gold
03) Creeping Death
04) For Whom The Bell Tolls
05) Fuel
06) Ride The Lightning
07) One
08) The Memory Remains
09) Wherever I May Roam
10) Cyanide
11) ... And Justice For All
12) Master of Puppets
13) Battery
14) Nothing Else Matters
15) Enter Sandman
16) Hit The Lights
17) Orion
 
Extras:
* Master of Puppets Video
* Trailer
* Thorugh The Never Featurette
* Entrevista de Bastidores com o Time de Som e Música
* Documentário Hit The Lights: making of de Through The Never
* Entrevistas com Metallica e diretor Nimrod Antal
* Destaques da Tenda de Cinema do Orion Festival com Lars Ulrich