terça-feira, 7 de outubro de 2014

Michael Sweet – Unstryped: The Post Stryper Sessions (1999)





Por Davi Pascale
 
O Stryper é uma das poucas bandas de white metal à conseguir atravessar a barreira que separa o mercado gospel do mainstream. Os fãs de hard rock em geral costumam respeitar a banda, mesmo aqueles que não são religiosos. Em 1999, o cantor Michael Sweet soltou no mercado esse EP que trazia suas primeiras gravações após o término do grupo.

Nesse momento a banda está na ativa e prestes a fazer uma nova excursão no Brasil. Entretanto, o grupo ficou separado por mais de 10 anos, mais precisamente de 1992 à 2003. Por incrível que pareça, a banda encerrou as atividades após lançar aquele que considero seu melhor trabalho, Against the Law. Michael Sweet estava no auge enquanto cantor, as composições eram fantásticas, mas seus fãs cristãos abandonaram o grupo. Não aceitavam a nova postura dos músicos. Os rapazes haviam abandonado as roupas amarelas e pretas, diminuído o volume dos cabelos e começado a escrever letras menos diretas. Para seus fãs mais ortodoxos, que não eram poucos, aquilo era uma traição.

Como disse, o Stryper conseguiu cruzar a barreira. Mesmo contando com uma temática cristã, conseguiram emplacar diversos clipes na MTV. No Brasil, chegaram, inclusive, a participar de trilha de novela da Globo.  “I Believe In You”, lançada originalmente em In God We Trust,  fez parte da trilha sonora de O Salvador da Pátria. A ideia do grupo era tentar segurar essa plateia FM. Quando encerraram as atividades, já haviam começado a compor para aquele que seria o sucessor do polêmico Against the Law. E é exatamente esse material que temos aqui.

EP traz a primeira versão de "All I Wanna Do Is Love You"

O CD começa muito bem com “Love You Crazy” e “Give What You´ve Got” que trazem aquela sonoridade hard que o Stryper estava apontando no disco de 1990, com refrões pegajosos e gritos rasgados. O trabalho de guitarra nessas duas músicas ficou a cargo de Tony Placios, guitarrista do Guardian, outro grande nome do gênero.

“All I Wanna Do Is Love You” vem a seguir com uma pegada mais comercial. Foi a única que não ficou engavetada. O cantor a regravou em seu primeiro álbum solo, lançado em 1994. O EP se encerra com as baladas “When I´m Lonely” e “I Need You Know”. Essa última é mais uma daquelas baladas piano/voz, no melhor estilo “Honestly”, que seus fãs estão tão acostumados.

Esse material ficou engavetado durante muitos anos. O que temos aqui é justamente a gravação da época. Michael Sweet não regravou as faixas para colocar o CD no mercado. Ou seja, o que temos aqui são as versões demo. Sendo assim, a qualidade de gravação não se equipara à qualidade de gravação do resto de sua discografia. No entanto, o som é bom. Não apresenta chiados, a voz está bem na cara. O único "defeito" é que o som da bateria é um pouco magro, não tem aquele grave que esperamos, mas essa é uma característica comum em demo tapes. De toda forma, esse é um disco que não deve ser desprezado. 

Embora conte com material escrito para o Stryper, as faixas foram gravadas por outros músicos. Michael ficou responsável pela gravação de todas as guitarras e vozes. Completavam o time; o baterista  Jamie Wollam, o baixista Baby Elephante e o tecladista Terry Usler. Muito provavelmente esse material daria origem ao seu primeiro trabalho solo e acabou sendo descartado pelo mesmo. Ainda bem que anos mais tarde ele resolveu colocar o CD no mercado. Álbum essencial na coleção de qualquer fã que se preze.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Nostálgico

Faixas:
      01)   Love You Crazy
      02)   Give What You´ve Got
      03)   All I Wanna Do Is Love You
      04)   When I´m Lonely
      05)   I Need You Know