segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Airheads – Os Cabeças De Vento (1994):





Por Davi Pascale

No ano passado, trouxe algumas dicas cinematográficas para o blog. Ideia que pretendo continuar por algum tempo ainda. Existem vários filmes que giram em torno do universo rock n roll que são muito bacanas. Alguns com teor biográfico, outros ficcionais. Caso dessa comédia que resolvi escrever hoje.

Contando com a direção de Michael Lehmann, o longa chegou aos telões em 1994. A história gira em torno de um trio chamado The Lone Rangers. Embora não seja verídica, a película traz muitos pontos que qualquer pessoa que tem ou já teve uma banda passa. A dificuldade de arrumar lugar para tocar, a dificuldade de conseguir que sua música seja divulgada, a não aceitação da família, os ensaios em locais minusculos.

Chazz, Rex e Pip formam mais um dos inúmeros grupos que buscam reconhecimento e estão dispostos a qualquer coisa para isso. Interpretada por Brendan Fraser, Steve Buscemi e Adam Sandler, os músicos vão atrás de reuniões com as gravadoras, visitas às rádios, mas sempre de maneiras nada tradicionais. A situação complica quando eles simplesmente invadem a Rebel Radio. A ideia era conseguir que sua música fosse para o ar. Queriam realizar seu sonho de ouvir sua canção em uma estação de rádio.

Brendan Fraser em Airheads

Ian The Shark (Joe Mantegna), locutor e DJ da emissora, está disposto a ajuda-los. Impressionado com a habilidade e a coragem dos músicos em invadirem uma emissora de rádio, lança uma entrevista com os músicos no ar. A manobra irrita seu chefe, Milo, que não apenas proíbe que a canção seja tocada como pede que os músicos se retirem da estação. Irritados e decepcionados, os garotos forjam um sequestro. A exigência? Que sua canção, “Degenerated”, seja veiculada.

Não demora muito e a notícia começa a ser circulada. O crime virou a notícia do dia. Todas as emissoras de televisão começam a fazer cobertura 24 horas. A polícia, acreditando que sejam garotos perigosos, cerca o local. O trio aproveita a situação. Aumentam suas exigências. Agora querem pizzas, instrumentos novos... A juventude que nunca ouviu sua canção, começa a idolatra-los. 

Algumas personalidades também aparecem por aqui. Lemmy Kilmister, líder do Motorhead, faz uma pequena ponta. A voz de Beavis and Butt-Head (desenho que estava em moda na época) surge aqui, interpretada pelo próprio Mike Judge. E como se não bastasse, ainda temos White Zombie tocando um trecho de “Feed The Gods”, canção que fez parte da trilha do filme. O disco, inclusive, é muito legal e traz grandes nomes da época como Candlebox, Primus e Prong, além de artistas lendários como Motorhead e Anthrax. Contando com um bom roteiro e bons atores, a risada é garantida.