domingo, 3 de agosto de 2014

Kiss – 40 (2014)



Por Davi Pascale

E o grupo Kiss acaba de soltar no mercado mais uma coletânea. Intitulada apenas 40, o novo álbum relembra toda a trajetória do quarteto e apresenta aos seus fãs 4 faixas inéditas (1 de estúdio e 3 ao vivo). Uma boa porta de entrada para quem não conhece muito ou não possui muita coisa da banda.

Muitos irão questionar o lançamento de mais uma coletânea dos mascarados. Pode-se até questionar a necessidade, mas realmente aqueles que já acompanham o grupo há algum tempo, já meio que aguardavam o disco. Não é de hoje que os rapazes curtem celebrar seus anos de estrada. Em 1988, colocaram no mercado a compilação Smashes, Thrashes & Hits (que inclusive ganhou uma belíssima edição com capa dupla e vinil picture com o subtítulo 15 Years In Kisstory). Em 1994, foi a vez do álbum tributo Kiss My Ass, celebrar 2 décadas de rock n roll. Em 2008, caíram na estrada para celebrar 35 anos de shows com a tour Kiss Alive 35 (que passou pelo Brasil em 2009) e com o apoio da empresa LiveNation colocaram no mercado 14 álbuns ao vivo. Sendo assim, já era de se esperar alguma coisa para celebrar 40 anos de banda. E os músicos resolveram saciar a vontade dos fãs de todas as formas: reedição de todos os discos em vinil (incluindo o lançamento do Box Kissteria), nova tour e nova coletânea.

Existem várias compilações do conjunto por aí, mas para sermos honestos também existem várias onde os músicos não tiveram envolvimento. Muitas coletâneas foram criadas pela gravadora com a intenção de tapar buraco. Muitas vezes, as gravadoras também criavam aquelas séries onde lançam CDs de diversos artistas do cast e o Kiss acabava fazendo da parte dos artistas escolhidos. Nesse novo CD, tivemos a supervisão do guitarrista Tommy Thayer. Muitos questionam a escolha de Thayer para o cargo de spaceman, mas essa é apenas mais uma demonstração de seu envolvimento com a banda. No álbum Hot In The Shade, a canção “Betrayed”, cultuada entre os fãs, é uma parceria com Tommy. Também foi ele quem criou o roteiro, produziu e dirigiu o documentário Second Coming. Quem gosta de questionar suas habilidades técnicas deveria saber que foi ele quem re-ensinou os solos para Ace Frehley, antes do mesmo cair na estrada com a AliveWorldwide Tour (a famosa turnê de reunião). Portanto, nada mais justo do que convidá-lo para se juntar à banda, certo?

Nova coletânea passa a limpo toda a trajetória do grupo

Algo muito bacana nesse Kiss 40 é que eles não ficaram presos somente no material dos anos 70. Assim como no Box Set de 2001, os músicos optaram por cobrir toda a sua trajetória. Há canções de todos os discos. Desde seu debut de 74 até o Monster. Há canções, inclusive, dos 4 álbuns solo de 78. Não ficaram de fora também músicas que foram lançadas pela primeira vez em (outras) coletâneas, nem faixas de seus discos ao vivo. Claro que mesmo sendo dupla, alguns sucessos ficaram de fora. A trajetória do Kiss é longa e o grupo fez muito sucesso. Mesmo nos anos 80, considerado um período de baixa popularidade, tiveram alguns hits. Clipes como “Uh! All Night” e “Who Wants To Be Lonely” passaram à exaustão na MTV e ficaram de fora. Alguns sucessos dos anos 70 como “Shock Me”, “Love Gun”, “Sure Know Something” também tiveram de ser sacrificados.

Mas para seus fãs de carteirinha, onde me incluo, o interessante mesmo são as gravações inéditas. Os músicos nos brindaram com “Reputation”, uma demo do Gene Simmons de 77. Uma das faixas que foram descartadas do clássico Love Gun. A faixa é um rock n roll basicão com toda aquela magia dos anos 70, com aquele clima meio de festa. Muitos dizem que deveria estar no álbum solo que o musico fez em 78, mas na real, a música é bem a cara da banda e nos remete um pouco ao Rock n´ Roll Over. Uma das excelentes faixas inéditas que o Kiss tem perdido por aí. Bem que eles poderiam lançar um álbum compilando somente material inédito.

Além dessas temos as versões ao vivo de “Deuce”, “Cold Gin” e “Crazy Crazy Nights” que também são exclusivas, registradas já com a formação atual. “Deuce” foi extraída da turnê Rock The Nation, "Cold Gin" da Alive 35 e “Crazy Crazy Nights” da Sonic Boom Tour. Dessas, a unica que questiono a escolha é "Crazy, Crazy Nights'". Não pela música em si, acho que sou uma das poucas pessoas que adora esse LP, mas nessa tour de 2010, Paul Stanley já estava com a voz prejudicada e essa musica é bem alta. É verdade que ele não acabou com a musica, mas também não brilhou. Seria mais legal se tivessem colocado alguma gravação da turnê da época.  

A qualidade de som do CD é espetacular. Não sei como está a edição brasileira, mas a edição americana tem um encarte caprichado com varias fotos do grupo. Um presente e tanto para seus fãs. Esperando ansiosamente pelo novo álbum solo de Ace Frehley que chega ao mercado dia 18 de Agosto. Já ouvi 2 músicas, o disco promete...

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Fantástico

Faixas:
CD 01:
      01)   Nothin´ To Lose
      02)   Let Me Go, Rock n´ Roll
      03)   C´Mon And Love Me
      04)   Rock n´ Roll All Nite (Ao vivo)
      05)   God of Thunder (Demo)
      06)   Beth
      07)   Hard Luck Woman 
      08)   Reputation (Demo)
      09)   Christine Sixteen
      10)   Shout It Out Loud (Ao Vivo)
      11)   Strutter ´78
      12)   You Matter to Me
      13)   Radioactive
      14)   New York Groove
      15)   Hold Me, Touch Me
      16)   I Was Made For Lovin´ You (single edit) 
      17)   Shandi
      18)   A World Without Heroes
      19)   I Love It Loud
      20)   Down On Your Knees
      21)   Lick It Up
      22)   Heaven´s on Fire

CD 02:
      01)   Tears Are Falling
      02)   Reason to Live
      03)   Let´s Put The X In Sex
      04)   Forever
      05)   God Gave Rock n´ Roll To You
      06)   Unholy (Ao Vivo)
      07)   Do You Love Me? (MTV Unplugged)
      08)   Room Service (Ao Vivo)
      09)   Jungle (Radio Edit)
      10)   Psycho Circus
      11)   Nothing Can Keep Me From You
      12)   Detroit Rock City (Ao Vivo)
      13)   Deuce (Firehouse)
      14)   Firehouse (Ao Vivo)
      15)   Modern Day Delilah
      16)   Cold Gin (Ao Vivo)
      17)   Crazy, Crazy Nights (Ao Vivo)
      18)   Hell Or Hallellujah