sábado, 7 de fevereiro de 2015

Novo single do Nightwish vaza, e irrita a banda

Por Rafael Menegueti

Isso já é praticamente comum no mundo da música: a banda faz um mistério enorme sobre suas novas músicas e, pouco antes do lançamento oficial, elas vazam. A mais nova vítima desse tipo de acontecimento foi o Nightwish. Na noite da ultima quinta feira (05/02/2014) foi descoberto um link para a música “Élan”, novo single da banda finlandesa que deveria ser revelado apenas no dia 13 de fevereiro. Isso logo fez com que a faixa fosse propagada rapidamente entre os fãs da banda

O vazamento da faixa deixou os músicos da banda bastante irritados. A vocalista Floor Jansen postou uma mensagem repudiando a atitude do fã que teria divulgado a faixa. Na nota de Floor, lê-se:

"Quem foi o 'fã' desrespeitoso que publicou nosso single antes do lançamento? Nós trabalhamos tão duro para criar algo especial, em alta qualidade, e você acha que está certo roubá-lo? Queridos fãs REAIS: esta versão de Élan NÃO é oficial e não soa como a real! (...) Eu li comentários baseados nessa monstruosidade ilegal e fiquei extremamente triste com as palavras baseadas em uma música com péssima qualidade espalhada ilegalmente. Tenham paciência e eu não tenho dúvidas de que serão recompensados."

Postagem onde Floor Jansen "negativou" o vazamento da faixa "Élan"

O comentário de Floor até que fez sentido e leva em conta algo importante. De fato, a faixa divulgada estava com uma qualidade de áudio bem abaixo do ideal. Mais tarde, porém, outra faixa do single, o lado b "Sagan", também acabou vazando, mas com qualidade um pouco melhor. Alem de Floor, outro integrante que declarou sua insatisfação com o ocorrido nas redes sociais foi o baterista Kai Hahto.

Mas os ânimos esquentaram mesmo quando a pagina oficial da banda postou uma imagem de um print tirado de um perfil que teria sido o responsável pelo vazamento (aparentemente, a equipe da banda conseguiu rastrear de onde o vazamento da faixa surgiu). A imagem mostra o que seria um post de uma fã (Dominik Olzon, seria uma americana, mas seu perfil não estaria mais ativo no Facebook) com um link para o arquivo armazenado no Google Drive.

A imagem publicada no Facebook do Nightwish
A atitude dos administradores da página oficial do grupo causou mal estar entre os fãs. Muitos consideraram a atitude um pouco extrema, de apontar e expor a pessoa de modo tão direto. Logo eles precisaram voltar à página e explicar que sua intenção não seria atacar um único individuo, mas demonstrar o quanto tal atitude afeta o trabalho de muitas pessoas, não somente artistas, na indústria fonográfica.

E você? Concorda com a atitude e reação da banda e de sua assessoria, ou acha que eles exageraram um pouco com o ocorrido?