sábado, 28 de novembro de 2015

Phantasma – The Deviant Heats (2015)

Por Rafael Menegueti

Phantasma - The Deviant Hearts
Existem alguns artistas que, quando se juntam, formam uma química impressionante. O projeto Phantasma é resultado de uma união com essa característica. Charlotte Wessels (Delain) e George Neuhauser (Serenity) já haviam trabalhado juntos na canção “Serenade of Flames, do Serenity, e feito diversos duetos juntos ao vivo. Então, quando eles decidiram criar um novo projeto juntos, contando ainda o produtor e multi-instrumentista Oliver Philipps (Everon), que já trabalhou com o Delain, era de se esperar que o resultado fosse bem preciso.

“The Deviant Hearts” foi lançado no último dia 20 e já vem sendo apontado como um dos principais lançamentos do metal sinfônico no ano. O projeto mistura música com um romance criado por Charlotte, algo que os músicos tinham em mente há algum tempo. Como se pode imaginar, o álbum conta com vários convidados nos vocais além da dupla principal. Mas é sem dúvida o excelente entrosamento entre Charlotte e Georg que rouba a cena.

A faixa “Incomplete” abre o disco, uma bela passagem de piano com o dueto fazendo uma delicada introdução ao disco. O disco todo é repleto de belas melodias, arranjos com ênfase nas passagens sinfônicas e nos vocais e uma sonoridade bem teatral. A segunda faixa, “The Deviant Hearts”, já traz a primeira participação especial com Tom Englund (Evergrey) em uma faixa que intercala versos suaves com um refrão e solos intensos e empolgantes. “Runaway Grey” é uma bela e cativante canção que destaca a voz de Charlotte em meio a melodia.

Georg Neuhauser e Charlotte Wessels são as vozes principais do projeto
Já na balada “Try”, temos um outro dueto que não é o principal: Chloe Lowery (Trans-Siberian Orchestra/Chameleon) e Dennis Schunke (Van Canto). Uma ótima faixa que vai da leveza ao caos metálico, como podíamos esperar. Em “Enter Dreamscape” encontramos um pouco mais de agitação, numa faixa mais elaborada com a pegada metal característica do Serenity, uma das minhas favoritas no álbum. Nessa, Georg e Tom Englund se intercalam nos versos enquanto Charlotte comanda o refrão. Quase na mesma linha temos “Miserable Me” na sequencia, só que essa um pouco mais cadenciada e bem na linha power metal.

Da ainda pra destacar a leveza melancólica de “The Lotus and The Willow”, a empolgante e carismática “Crimson Course”, a bem elaborada “Carry Me Home”, trazendo novamente Dennis Schunke, dessa vez em dueto com Charlotte. Mais ao final, um destaque para a voz de Georg Neuhauser na bela “The Sound of Fear”, e mais uma faixa pesada e agitada em “Novaturient”. O encerramento fica com a épica “Let It Die”, uma composição incrivelmente melódica, para finalizar como o disco merecia.

O time de músicos que forma o projeto fez um ótimo trabalho nas melodias e arranjos. Oliver Philipps criou ótimos arranjos nos teclados e fez boa dupla na guitarra com Tom Buchberger (ex-Serenity), que criou excelentes solos para as faixas. Randy George no baixo e Jason Gianni na bateria completaram a formação do grupo. Pra deixar o lançamento ainda mais atrativo, o romance escrito por Charlotte pode ser lido para complementar a experiência. Uma versão limitada ainda conta com mais dois CDs, sendo eles o audiobook da historia, lida pela própria Charlotte.

Tendo sido feito um belo trabalho em todo o projeto, “The Deviant Hearts” deve ser um disco que irá agradar bastante a qualquer fã do trabalho dos músicos envolvidos, e aos inúmeros fãs de metal sinfônico, que se identificarão de cara com a proposta e os elementos apresentados aqui. Um disco na medida pra quem curte esse estilo.



Nota: 9/10
Status: Encantador

Faixas:
01. Incomplete
02. The Deviant Hearts (Give Us A Story)
03. Runaway Grey
04. Try
05. Enter Dreamscape
06. Miserable Me
07. The Lotus And The Willow
08. Crimson Course
09. Carry Me Home
10. The Sound Of Fear
11. Novaturient
12. Let It Die