sábado, 3 de maio de 2014

Soundgarden: Live At Rock Am Ring DVD





Por Davi Pascale

Em 1 de Junho de 2012, o Soundgarden apresentou-se no festival Rock Am Ring, como número de abertura do Linkin Park. O show que teve transmissão ao vivo pela web chega às lojas brasileiras em um DVD lançado pelo selo Coqueiro Verde. Em uma hora de apresentação, a banda de Seattle entrega aos fãs uma viagem no tempo.

Quando fizeram esse show, o álbum King Animal não havia sido lançado ainda. O setlist era focado em seus trabalhos mais famosos – Badmotorfinger e Superunknow. O roteiro é quase um “greatest hits”. Poucos lados b´s são lembrados. Decisão, no mínimo, inteligente, já que estavam em um festival. Com isso, é necessário conquistar não apenas seus admiradores, mas também aqueles que não estão familiarizados com seu trabalho. 

Soundgarden, para quem não está por dentro da história, foi a primeira banda grunge a assinar um contrato com uma multinacional. O contrato com a A&M Records foi firmado em 1988. A consagração, contudo, veio alguns anos depois. A explosão de Nervemind (Nirvana) fez com que os executivos começassem a apostar mais em novos nomes e novas sonoridades. Foi somente depois da explosão do trio de Aberdeen, que os rapazes aconteceram. Nirvana, Pearl Jam, Alice In Chains e Soundgarden foram os porta-vozes daquela geração. Somente quem viveu a época sabe o impacto que tiveram.

Chris Cornell e Matt Cameron em apresentação no Rock Am Ring
 
O grupo de Chris Cornell não chegou a se apresentar no Brasil na época. Tanto eles quanto o Pearl Jam demoraram muito para pintarem por aqui. Tive a oportunidade de assistir a primeira apresentação do Pearl Jam no Brasil e também a primeira apresentação que o vocalista do Soundgarden fez por aqui. Ambas, espetaculares. Quando o movimento estava em alta, tínhamos que nos contentar com as fitas de vídeo Louder than Live e Motorvision. Dessa época, o que mais mudou foi a postura de Cornell.

Quando atingiram o mainstream, o rapaz adorava atacar a voz pro alto, se movimentava de um lado para o outro. Essa fome se perdeu. A performance vocal continua muito boa, mas Chris já declarou que não quer mais ficar cantando notas altas o tempo todo, que ele acha que algumas músicas do Soundgarden foram estragadas por conta de seu exagero.  Tenho minhas dúvidas em relação à isso, acho o trabalho vocal de Badmotorfinger espetacular. Contudo, essa postura é mais sentida nas novas canções do que nas apresentações, já que ele tenta manter as linhas vocais o mais próximo possível do original. Por outro lado, sinto falta um pouco do lado showman. A maior parte do show ele faz segunda guitarra e, mesmo quando não faz, pouco se mexe. Também se comunica pouco com o público.

A fase inicial é relembrada com “Gun”, “Hunted Down” e o encerramento com “Beyond the Wheel”. O final do show não poderia ser diferente. Os músicos vão saindo do palco aos poucos, enquanto Kim explora o recurso da microfonia em sua guitarra. Mais nostálgico, impossível! Chris Cornell, Kim Thayil, Ben Shepherd e Matt Cameron nos oferecem uma viagem de volta ao tempo, embalando canções que marcaram nossa adolescência. Fico na torcida para que voltem em breve ao Brasil para que possa testemunhar isso de perto.


Nota: 8,0/10,0
Status: Nostálgico

Faixas:
      01)   Spoonman
      02)   Let Me Drown
      03)   Gun
      04)   Jesus Christ Pose
      05)   Blow Up The Outside World
      06)   Fell On Black Days
      07)   Hunted Down
      08)   Outshined
      09)   Rusty Cage
      10)   My Wave
      11)   The Day I Tried To Live
      12)   Black Hole Sun
      13)   Beyond The Wheel