quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Greta Van Fleet – Greta Van Fleet (2017):



Por Davi Pascale

Descobri essa banda recentemente pelo Youtube. A banda nasce em Michigan em 2012 e foi criada pelos irmãos Jake Kiszka (guitarra), Sam Kiszka (baixo) e Josh Kizska (vocal). Inicialmente, Kyle Hauck era o baterista da banda, mas quem assume as baquetas do grupo é Danny Wagner que está com eles desde 2013. E foi com essa formação que eles gravaram o EP que comento hoje.

Por enquanto, não se fala de um álbum completo. O grupo fala no lançamento de mais dois EP´s e algumas músicas inéditas já estão sendo apresentadas nos shows. Portanto, acredito que em breve teremos mais um lançamento dos garotos.

A maior influência e mais descarada de todas é justamente a de Led Zeppelin. Nas entrevistas, os garotos têm citado nomes como John Lee Hooker, Cream e The Who entre seus heróis. Talvez a pegada desses caras apareçam com maior clareza nos álbuns seguintes. Nesse primeiro EP, soam como se tivessem resolvido lançar um álbum perdido do Zeppelin. Muitos aspectos remetem ao grupo de Page/Plant. Desde os riffs de guitarra, timbragem de instrumentos, viradas de bateria, mas o mais impressionante de tudo são os potentes vocais de Josh. Tanto seu timbre, quanto sua linha vocal remete diretamente à Robert Plant. E, sim, o garoto manda incrivelmente bem.

“Highway Tune”, responsável por abrir o disquinho, deixa claro tudo que estou falando. “Safari Song” mantém o lado hard do Zeppelin e traz um Josh endiabrado. “Flower Power” lembra as baladas que o grupo britânico costumava fazer. Manja aqueles sons estilo “Your Time Is Gonna Come”? Essa pegada... A única que foge um pouco dessa lógica é “Black Smoke Rising”, responsável por fechar o álbum que traz uma pegada mais suingada, mesmo assim no final viajadão, eles voltam a lembrar os garotos de Londres.

Eles podem não ser a banda mais original do mundo, mas acabam empolgando. Os músicos são bons, as faixas são excelentes e o vocalista arrisco dizer que é um dos melhores dentre essas novas bandas. É que nem o Airbourne que transpira influencia de AC/DC, mas entrega álbuns empolgantes e competentes.

Muita gente vai criticar os garotos dizendo que não passam de uma cópia, que não possuem originalidade e blá blá blá. Mas, volto a dizer, o material é excelente. A garotada fez um puta disco. Só vejo dois probleminhas. O primeiro é o nome do conjunto. Acho um nome difícil de guardar na cabeça. O que pode prejudicar um pouquinho o retorno. O outro ponto que vejo é a falta de visual. Especialmente, do vocalista. No clipe oficial de “Highway Tune” ele usa uma camiseta toda esburacada, que lhe deu mais um ar de mendigo do que de qualquer tipo de atitude. Mesmo nos vídeos ao vivo que assisti dos garotos, achei o visual deles meio apagado. Mas essa parte de vestimenta se resolve com o tempo, com “pequenos toques” da equipe dos garotos. O mais importante é a qualidade musical e isso eles têm de sobra. Vá sem medo!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Novo Zeppelin

Faixas:
      01)   Highway Tune
      02)   Safari Song
      03)   Flower Power 
      04)   Black Smoke Rising