sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Motorhead – Under Cover (2017):



Por Davi Pascale

Under Cover é um album póstumo do Motorhead criado com a intenção de cobrir um buraco em sua discografia. Os músicos chegaram a comentar entre eles, diversas vezes, sobre a vontade de fazer um trabalho de covers, mas infelizmente, não deu tempo. Para realizarem um sonho antigo e, ao mesmo tempo, homenagear seu velho colega, o lendário Lemmy Kilmister, resolveram criar essa coletânea.

Embora traga gravações de diferentes fases, o álbum não soa como uma colcha de retalhos. A razão disso é apenas uma. Os rapazes nunca modificaram muito sua sonoridade no decorrer dos anos. A banda sempre se manteve fiel ao seu princípio. Portanto, salvo “Rockway Beach” (que saiu de uma demo), o restante do material mantém, não apenas a qualidade de gravação, quanto a sonoridade dos arranjos.

As musicas presentes aqui foram retiradas, em sua maioria, de discos e singles. E do mesmo jeito que não gostavam de inventar moda nas suas músicas, o trio obedecia a mesma logica na hora de prestar suas homenagens. Ou seja, não recriavam música nenhuma. Eles aprendiam a musica e tocavam como se fosse uma musica do Motorhead. Com a mesma pegada, a mesma porrada. Trabalho extremamente rock n´roll, no sentido literal da expressão.

“Shoot Em´ Down” e “Starstruck” foram retiradas de álbuns tributos que os rapazes participaram. O velho clássico do Rainbow contou com a ajuda vocal de Biff Byford, o lendário vocal do Saxon, por conta dos problemas de saúde que Lemmy já enfrentava na época. A parceria funcionou incrivelmente bem. Gravação extremamente mágica.




Lemmy sempre teve um estilo muito próprio de cantar, portanto, algumas escolhas podem parecer meio ousadas a principio. Entretanto, tudo conspirava ao seu favor, já que eles não ficavam preocupados em reproduzir a voz original. Os caras entravam no estúdio, sentavam o pau e acabou. Simples, direto, como uma boa banda de rock n roll deve ser.

“Hellraiser” foi uma canção que Lemmy escreveu para seu velho amigo Ozzy Osbourne. Difícil escolher qual versão é a mais forte. Se a de March or Die ou se a de No More Tears. “Cat Scratch Fever” (Ted Nugent) também soa magica na versão da banda.

As escolhas mais inusitadas, em se tratando de Motorhead, certamente são as duas gravações que fizeram do Rolling Stones – “Sympathy For The Devil” e “Jumpin´ Jack Flash” – e a grande surpresa desse CD, o cover de “Heroes” do camaleão David Bowie. A música é uma sobra de Bad Magic, ultimo álbum de inéditas do Motorhead. Foi uma das ultimas musicas gravadas pelo Lemmy. E embora possam parecer dois artistas extremamente distantes – e são – o resultado final ficou bem interessante.

Under Cover faz justiça ao legado da banda. Trata-se de um trabalho bem rock n roll, para cima, que soa despretensioso e empolgante. Uma ótima banda resgatando clássicos do rock n roll. Ideia bem sacada e trabalho extremamente divertido que nos coloca um sorriso no rosto ao ouvirmos, mais uma vez, o inconfundível timbre do Lemmy. Play it loud!

Nota: 9,0 / 10,0

Faixas:
      01)  Breaking The Law (Judas Priest)
      02)  God Save The Queen (Sex Pistols)
      03)  Heroes (David Bowie)
      04)  Starstruck (Rainbow)
      05)  Cat Scratch Fever (Ted Nugent)
      06)  Jumpin´ Jack Flash (The Rolling Stones)
      07)  Sympathy For The Devil (The Rolling Stones)
      08)  Hellraiser (Ozzy Osbourne)
      09)  Rockaway Beach (Ramones)
      10)  Shoot ´Em Down (Twisted Sister)
      11)  Whiplash (Metallica)