quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Stone Sour – Straight Outta Burbank EP (2015)

Por Rafael Menegueti

Stone Sour - Straight Outta Burbank
Nesse ano, o Stone Sour, banda liderada pelo polemico vocalista Corey Taylor, deu inicio a uma sequência de lançamentos de covers diversas em EPs. Serão três ao todo, cada um trazendo uma seleção de covers de artistas que influenciaram os membros da banda. Após iniciar no inicio do ano com “Meanwhile In Burbank”, agora o grupo de metal alternativo de Iowa disponibiliza “Straight Outta Burbank”, a segunda parte da trilogia.

Nesse novo trabalho, o grupo apresenta mais cinco versões. E mais uma vez se tratam de canções bem conhecidas. Todas ganharam a cara e a assinatura do estilo moderno que o Stone Sour possui. A cover dos punks do Bad Brains “Sailin’ On” abre o disquinho mostrando que metal e punk rock combinam sim, e muito. Direta e bem executada, a faixa empolga em seus exatos dois minutos de duração.

A cover de “Running Free”, do Iron Maiden, mostra uma pegada bem moderna à canção da fase Paul Di’Anno. A pegada ficou bem parecida, mas o andamento está ligeiramente mais rápido. Já “Gimme Shelter” se mostra um excelente tributo ao Rolling Stones. Com arranjos atuais ela ganhou mais peso, mas ainda respeitou a essência da canção lançada originalmente em 1969 pela banda britânica. Os vocais de Corey se unem a participação de Lzzy Hale, fazendo os vocais femininos que na versão originaram ficaram por conta de soul americana Merry Clayton. O resultado foi um estilo mais potente e imponente.

Stone Sour ainda irá lançar mais um EP de covers
Já na canção “Too Fast for Love”, originalmente lançada pelo Mötley Crüe em seu disco de estreia, a banda pareceu estar bem na sua praia, conferindo uma fiel e competente versão para o hit. Ficou interessante notar o contraste dos estilos vocais de Corey para a original de Vince Neil. A faixa mais pesada do disco ficou pro final: “Seasons In the Abyss”, do Slayer. Nessa a banda buscou colocar o peso e a atmosfera sombria exatas da versão original. Nos vocais, Corey buscou dar um pouco mais de melodia, mas nada que pudesse deformar a interpretação da intensa performance original de Tom Araya.

Ficou claro também nesse EP, assim como no primeiro, que a proposta do Stone Sour não é inovar ou inventar em cima de canções já consagradas. A ideia dos rapazes é reverenciar e fazer um tributo sincero a suas influências. É notório, portanto, o respeito que a banda faz questão de tratar cada faixa, como se a importância delas fosse grande o suficiente para não permitir que elas se tornassem objetos de experiência. Seja você um fã do trabalho de Corey Taylor e seus companheiros ou não, é impossível negar que o cara tem tato e competência para ser o grande nome do rock da atualidade que é. Agora basta esperar pela terceira e ultima parte da trilogia, que se depender do que vimos nas duas primeiras, deve mostrar um trabalho muito interessante e bem produzido.


Nota 9/10
Status: Bem elaborado

Faixas:
1. Sailin' On (Bad Brains cover)
2. Running Free (Iron Maiden cover)
3. Gimme Shelter (The Rolling Stones cover)
4. Too Fast for Love (Mötley Crüe cover)
5. Seasons In the Abyss (Slayer cover)