terça-feira, 5 de agosto de 2014

Eluveitie - Origins (2014)

Por Rafael Menegueti

Eluveitie - Origins
Como eu cheguei a citar durante a semana, os suíços do Eluveitie estão com disco novo. “Origins” é o sexto álbum de estúdio da banda, que faz um excelente folk metal com influencias de death e música celta para contar historias dos antepassados de seu povo. A fórmula que consagrou a banda em seus trabalhos anteriores continua presente e firme nesse novo disco. Um trabalho que segue a linha evolutiva que o som da banda vinha incorporando ao longo do tempo.

Para deixar mais claro, o disco tem uma sonoridade muito similar ao que a banda nos trouxe em “Helvetios” de 2012. Assim como no disco anterior, “Origins” abre como uma introdução narrada pelo ator britânico Alexander Morton. A breve narração dá lugar a uma introdução instrumental carregada pelos violinos e que vai progredindo até chegar no ápice com a voz de Anna Murphy antecedendo “The Nameless”, primeira música do disco. Todos os elementos que já são marcas registradas do Eluveitie podem ser encontrados ali. O peso dos riffs aliado com os arranjos de flautas, gaitas de fole, violino e a viola de roda de Anna.

Em faixas que são agressivas e velozes, cheias de riffs elaborados e solos de violino e flauta, o disco nos leva até uma mistura de melodia e peso extremamente agradáveis para os fãs do gênero. A coisa fica ainda mais interessante quando ouvimos o contraste da voz gutural de Chrigel Glanzmann e da voz marcante de Anna Murphy. A banda insere suas partes mais melódicas e cativantes justamente nas faixas cantadas por Anna, casos de “Vianna” e da excelente “The Call of The Mountains”, single que possui uma melodia extremamente envolvente, especialmente no refrão, cantarolado pela cantora.

Os membros do Eluveitie
Já o outro single do disco, “King”, mostra o lado mais oposto da banda, pesado e agitado, alem de possuir um ótimo solo de violino da nova integrante, Nicole Ansperger. Por todo o disco notamos como a estrutura dos riffs de guitarras com o ritmo das baterias guiam a música da banda, ao mesmo tempo em que os instrumentos da parte folk da banda criam a atmosfera com arranjos elaborados e bem complexos. Nada disso é uma novidade. A banda está fazendo exatamente o que todos sabemos que ela é capaz de fazer. Mas esse disco consegue prender bem mais a atenção do ouvinte, no entanto. Alguns dos destaques do disco ainda ficam por conta de “From the Darkness”, Celtos, “Inception” e “The Silver Sister”, todas muito a cara do Eluveitie.

Não existe nenhum motivo para achar que “Origins” não ira agradar os fãs do grupo. Ele é a perfeita mostra do que o Eluveitie vem fazendo ao longo de sua carreira. Uma continuidade excelente ao que a banda mostrou em “Helvetios”, mas ainda mais convidativo. “Origins” pra mim já é um dos melhores discos do ano, e certeza de que o Eluveitie ainda tem muita coisa boa pra nos mostrar.

Nota: 9,5/10

Faixas:

01. Origins (Intro)
02. The Nameless
03. From Darkness
04. Celtos
05. Virunus
06. Nothing (Intermezzo)
07. The Call of the Mountains
08. Sucellos
09. Inception
10. Vianna
11. The Silver Sister
12. King
13. The Day of Strife
14. Ogmios
15. Carry the Torch
16. Eternity


Eluveitie - The Call of the Mountains