sexta-feira, 11 de abril de 2014

Kiss: Provocações marcam premiação do Rock n Roll Hall of Fame



Por Davi Pascale

A banda mais quente do mundo finalmente foi nomeada ao Rock n Roll Hall of Fame, mas não do jeito que desejavam. Durante a premiação, os integrantes do Kiss trocaram farpas e fizeram provocações à instituição. Já era esperado tendo em vista que os músicos dividiam opinião (Paul e Gene de um lado, Ace e Peter de outro). Quem acompanhou todas as discussões da imprensa já esperava que a premiação fosse no mínimo polêmica. E foi...

Para quem não está por dentro do assunto, um breve resumo. Depois de muita polêmica e discussão finalmente os mascarados foram indicados ao Rock n Roll Hall of Fame. Todo mundo sabe que Paul Stanley não morre de amores pela premiação. Em recente entrevista à rádio WAXK FM, de Nova Iorque, starchild declarou: “É um nome bem impressionante, mas não é o Rock And Roll Hall Of Fame das pessoas. As pessoas na rua não conhecem metade das que estão lá. É um clube muito pequeno que decide quem eles querem lá dentro e quem não querem”. Sua principal mágoa é que os organizadores não permitiram que todos os músicos que passaram pela história do Kiss recebessem a homenagem. “Eles querem celebrar, com má vontade, os quatro originais. Estou celebrando 40 anos. Estou celebrando membros que tocaram na banda em álbuns multiplatinas. Um deles morreu de câncer aos 40 anos”. 

O Rock n Roll Hall of Fame tentou forçar os músicos à se apresentarem ao lado dos integrantes originais. Paul e Gene queriam se apresentar com a formação atual e convidar os integrantes originais para tocar uma musica. “Estávamos dispostos a tocar com Tommy Thayer e Eric Singer e trazer Peter e Ace para se juntar à banda, em maquiagem”. Essa não seria a primeira vez que o grupo tocaria uma musica como sexteto. No MTV Unplugged de 1995, Ace e Peter haviam tocado uma musica ao lado de Bruce Kulick e Eric Singer. Ace e Peter, contudo, não toparam a canja dessa vez e atacaram Stanley e Simmons publicamente. A atitude gerou fúria dos fãs que acreditavam que a dupla Stanley e Simmons estariam renegando o passado. Mesmo a historia não sendo bem essa. O que a dupla queria era celebrar toda a história do grupo. De 1974 à 2014. E não apenas um trecho da trajetória. A solução encontrada foi a de não se apresentar ao vivo. Comparecer somente para receber o troféu.

O primeiro a discursar foi o baixista Gene Simmons. Conhecido por suas declarações polêmicas (embora seja verdade que muita gente transforma em polemica frases que ele diz de gozação), foi bem educado dirigindo-se à Ace como guitarrista “cujo estilo de tocar foi imitado por varias gerações de guitarristas em todo o mundo” e ao Peter como alguém de estilo único. “Ninguém tem aquela ginga, aquele estilo”, brincou o linguarudo. The Demon ainda se referiu à Stanley como um irmão e agradeceu aos fãs. O mesmo não ocorreu na participação de Peter Criss.

Paul Stanley não voltou atrás e manteve suas criticas ao evento durante premiação

The Catman foi o segundo músico a participar do discurso. Em vários momentos demonstrou humildade e respeito ao dedicar o premio às pessoas que fizeram parte dos bastidores. “Gostaria de dedicar à todos os motoristas de caminhão, empresários, produtores”. Falou com enorme respeito à sua esposa Gigi e à sua irmã Donna, mas não teve o mesmo respeito com os colegas de banda “Quero agradecer ao senhor Stanley, senhor Simmons e ao verdadeiro Spaceman, Ace Frehley”. A provocação foi desrespeitosa não somente com Paul e Gene, mas também com Tommy e Eric que estavam sentados na platéia, à pedido dos dois. Como se não bastasse ainda lançou “com ou sem maquiagem, sou o único Catman”. A platéia dividiu opinião. Alguns aplaudiram, muitos vaiaram. 

Ace Frehley, considerado por muitos o melhor guitarrista do Kiss, veio na sequência. Ao contrario de Peter, fez um depoimento bem-humorado. Conhecido por suas declarações sarcásticas, conseguiu arrancar risos não apenas da platéia como dos próprios músicos. Ao declarar que havia vivido no melhor estilo “Summer of Love” fazendo uma referencia aos hippies, ao declarar que havia criado um discurso, mas não sabia se seria capaz de ler por estar sem suas lentes de contato e principalmente quando foi falar sobre estar sóbrio. "Tente ser determinado quando se tem uma diarréia".

Paul Stanley fechou a noite em clima de polêmica, mas seus ataques não foram direcionados aos músicos. Segundo o guitarrista “não poderíamos estar aqui sem eles. Tudo tem uma base no passado”. Ele aproveitou, entretanto, para ironizar e criticar a organização. “Gostaria de agradecer à Tom (Morello) que nos apresentou sem nenhuma vergonha e sem desculpas. Teve muita coragem” ironizou como resposta aos dirigentes do evento que disseram que ‘não há uma ciência exata’ quando o musico questionou o porque de não poder levar mais integrantes, sendo que vários artistas já fizeram o mesmo. O musico ainda seguiu com a provocação “As pessoas pagam pelos ingressos, compram discos. Essas pessoas escolhem quem deve ser nomeado ou não”. Era um modo dele dizer que sabia que estava ali por uma pressão dos fãs e não por reconhecimento dos jurados “Essa noite é muito especial para os fãs. Isso que é dedicação”, citou em outro momento. 

Muitos questionavam por qual razão iriam aceitar o premio se não concordavam com a política do evento. Os músicos disseram que faziam isso em respeito aos fãs que sempre quiseram ver eles lá. Faz sentido uma vez que a ideologia do Kiss é ‘damos aos fãs aquilo que eles querem’. Stanley também disse em algumas entrevistas que ficava feliz de ver que vários de seus ídolos haviam participado da premiação. E ele fez questão de fechar a noite deixando isso claro. “Olho daqui e vejo pessoas, vejo rostos que me influenciaram, que fizeram ser quem eu sou. Estou aqui esta noite por conta dessas pessoas que me inspiraram e também por conta das pessoas que eu inspirei. Deus abençoe todos vocês”. O evento será transmitido no Brasil no dia 31 de Maio pela HBO. Será que os músicos serão censurados?