sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Motor Sister – Ride (2015):



Por Davi Pascale

Banda formada por amigos famosos lança seu debut e consegue se destacar em disco criado para homenagear um grupo obscuro. Ride traz uma sonoridade retrô, com bastante influência de anos 70.

Tudo começou como uma brincadeira. Scott Ian, guitarrista do Anthrax, resolveu montar uma banda para tocar na sua festa de aniversário. Convidou para a empreitada; o baixista Joey Vera (Armored Saint, Fates Warning), o baterista John Tempesta (Exodus, Testament) e o guitarrista/vocalista Jim Wilson, um rapaz que toca em uma banda que gosta muito, mas que nunca passou de uma grande promessa, Mother Superior. Scott gosta tanto do grupo que decidiu gravar um disco só com músicas do conjunto, o resultado está aqui. Nesse meio tempo, mais um integrante entrou no conjunto, a loirinha Pearl Aday. Mais conhecida por ser filha do cultuado Meat Loaf.

Embora boa parte de seus músicos tenham vindo de grupos pesados, com arranjos complexos, essa não é a jogada deles aqui. O Motor Sister aposta em um hard rock simples, direto e cativante, com bastante referencia de anos 70. “A-Hole” conta com uma sonoridade crua, simples, suja, quase punk, nos remetendo muito ao cultuado MC5. Curiosamente, Wayne Kramer chegou a produzir alguns discos do Mother Superior.

Scott Ian monta supergroup para homenagear grupo obscuro

Algumas bandas se destacaram no início dos anos 2000 fazendo um som que era uma mistura do rock setentista com a crueza do punk. Talvez, o melhor exemplo seja o The Hellacopters que conseguiu algum destaque na época. Algumas músicas apresentam esse espírito. Faixas como “Get That Girl”, “Fork In The Road” e “Whore” arrancariam sorrisos dos fãs de Hellacopters e Backyard Babies. Mesmo espírito.

O disco também conta com uma influência de blues predominando diversos momentos do álbum. Um exemplo seria a balada “Fool Around”. Outro seria a animada “Doghouse”. O refrão deixaria Rufus Thomas orgulhoso de ter escrito “Walkin´ The Dog”. Interessante ouvir o guitarrista do Anthrax tocando um som desses. “Pretty In The Morning” traz um arranjo meio funkeado, sem perder o lado bluesy. Algo como um cruzamento entre Led Zeppelin e Black Crowes.

“Head Hanging Low” apresenta uma sonoridade mais radiofônica, mais não deixa o nível cair. “Little Motor Sister” traz um pouco mais de peso para o som da banda, assim como “Beg, Borrow Steal”, a qual coloco como um dos pontos alto do disco. Trabalho bem interessante. Provavelmente, pegarei algo do Mother Superior para ouvir em um futuro próximo.

Nota: 8,0/10,0
Status: Empolgante

Faixas:
      01)   A Hole
      02)   This Song Reminds Me Of You
      03)   Beg Borrow Steal
      04)   Fool Around
      05)   Get That Girl
      06)   Head Hanging Low
      07)   Fork In The Road
      08)   Little Motor Sister
      09)   Pretty In The Morning
      10)   Whore
      11)   Doghouse
      12)   Devil Wind