quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Sunstorm – Edge of Tomorrow (2016):



Por Davi Pascale

Sunstorm chega ao seu quarto disco. Trabalho traz diversas composições inspiradas e vai agradar aqueles que curtem a fase mais comercial do Rainbow.

Já faz um tempo que Joe Lynn Turner se associou à galera da Frontiers (selo italiano especializado em hard rock). Embora sempre tenha sido muito criticado, sempre fui muito fã de sua voz e do seu trabalho, mas confesso que não fui muito com a cara do Rated X. Achei a produção pobre, um trabalho morno. Aqui, contudo, o papo é outro, graças à Deus.

O Sunstorm é um projeto com uma pegada mais AOR. Inicialmente ele contava com integrantes do Pink Cream 69, onde Dennis Ward se sobressaía bastante. Contudo, a formação foi mudando. O lineup atual é formado por Simone Mularoni (guitarras), Nik Mazzuconi (baixo), Francesco Jovino (bateria), Alessandro Del Vecchio (teclados) e Joe Lynn Turner (vocais).

Normalmente quem produz os álbuns do selo é o Del Vecchio. E aqui não é diferente. Dessa vez, contudo, acerta a mão. O som está bem cristalino e as guitarras estão mais presentes, o que traz um pouco de novidade para o som do conjunto.

O trabalho de guitarra de Simone traz bastante influencia de Neal Schon. Não é raro pegarmos influência de Journey nas composições. O início do álbum já mostra isso. A construção melódica de “Don´t Walk Away From a Goodbye” lembra bastante o grupo de Steve Perry. “Edge of Tomorrow” traz um trabalho de guitarra bem na onda do Neal Schon no início, mas depois descamba para um som mais pesadinho, remetendo um pouco aos tempos do Rainbow (na fase do JLT). Nos riffs mais pesados, me lembra um pouco do Loudness também...

“Heart Of The Storm” já traz uma vibe mais rock n roll, onde se destaca, mais uma vez, o trabalho de guitarra do italiano Simone (não, não é uma mina). “The Sound of Goodbye” foi composta por Jim Peterik (Survivor, Pride Of Lions). Se sua ideia é ter uma banda de AOR, esse é o cara certo para pedir material. O cara é mestre para compor nesse estilo. A música é sensacional e traz uma cara bem anos 80.

Muitos diziam que esse trabalho seria bem diferente dos demais, mais sujo, mais pesado. Sim e não. Na verdade, continua sendo um trabalho com uma forte veia comercial. Refrãos pegajosos, linhas vocais melódicas, músicas para cima, não muito compridas. A diferença é que a guitarra está um pouco mais em evidencia, fator que acaba dando essa impressão de mais peso, mas é um sucessor natural de Emotional Fire.

“Everything You´ve Got” e “Burning Fire” servem bem para exemplificar o que estou dizendo. Guitarra mais sujinha na cara, teclado presente, mas mais pro fundo e refrão pronto para cantar junto. Sim, os músicos são bons. E, sim, Joe Lynn Turner está com a voz em dia. Está cantando muito ainda.

Edge of Tomorrow é excelente, mas não é recomendado para quem espera um som mais pesado. Se você curte, contudo, os tempos de Joe Lynn Turner no Rainbow, seus primeiros trabalhos solo; ou então se você curte aquele som meio Journey, Tyketto, Survivor ou até mesmo o Phenomena, o CD é mais do que recomendado. Excelente!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Excelente

Faixas:
      01.   Don´t Walk Away From a Goodbye
      02.   Edge of Tomorrow
      03.   Nothing Left to Say
      04.   Heart Of The Storm
      05.   The Sound of Goodbye
      06.   The Darkness Of This Dawn
      07.   You Hold Me Down
      08.   Angel Eyes
      09.   Everything You´ve Got
      10.   Tangled In Blue
      11.   Burning Fire