terça-feira, 17 de novembro de 2015

Van Halen – Tokyo Dome In Concert (2015):



Por Davi Pascale

Van Halen lança novo álbum ao vivo. Performance demonstra banda enérgica e explora set de sua fase inicial em disco honesto.

Existem alguns grupos que para retratar sua história seria possível criarmos uma novela. Que o diga o Guns n Roses com todas as brigas, escândalos e inúmeras trocas de músicos. O Van Halen não fica muito atrás, não. Sai um, entra outro, volta um, volta outro. Claro que os irmãos que dão nome à banda estão sempre ali firmes e fortes. Parece que finalmente conseguiram estabilizar uma formação. Os garotos já estão juntos desde 2006. E, agora, quase dez anos depois, lançam seu segundo registro ao vivo.

Live Right Here, Right Now foi lançado em 1993. De lá para cá, muita coisa mudou. Naquela época, Van Halen tocava nas rádios, na MTV... Hoje, atingiram status de ícone, mas não estão nas paradas de sucesso. Michael Anthony saiu fora. Para seu lugar veio Wolfgang, filho de Eddie. O cantor Sammy Hagar também se distanciou. Em contrapartida, os músicos trouxeram o icônico David Lee Roth de volta.

Van Halen fase David Lee Roth e Van Halen fase Sammy Hagar é sempre motivo de discussão de bar, mas são duas fases completamente distintas. Sammy Hagar cantava mais alto, trouxe um lado mais comercial para a banda. Enquanto a fase de Diamond Dave, trazia uma pegada mais rock n roll. David nunca teve o alcance de Sammy, mas sempre foi mais performático e conseguiu emplacar um número maior de músicas. Se você curte a fase inicial do Van Halen, esse disco é essencial.

Esses caras sempre foram bons de palco. E fico feliz de ver que os anos se passaram, mas a garra continua a mesma. A banda vai emendando som atrás de som. No repertório, misturam hits com lado B. Canções antigas com faixas de A Different Kind Of Truth (2012).

Banda lança primeiro trabalho ao vivo com Dave Lee Roth

Ouvi e li muitos comentários negativos sobre a atuação de David Lee Roth. Gente dizendo que não estava cantando nada, etc. Honestamente, está dentro daquilo que eu esperava. A banda optou por fazer um álbum honesto sem maquiagem de estúdio. Ou seja, você ouve no CD exatamente aquilo que aconteceu no palco, sem retoques. David Lee Roth sempre foi um puta showman, mas nunca foi um puuuuta cantor. E com os anos passando, não tinha como ser diferente. Achei sua atuação ok. Eddie Van Halen, por outro lado, está simplesmente endiabrado. O cara é, literalmente, um gênio. Os músicos transpiram energia. Estão com um gás que não esperava mais que tivessem.

Claro que quando os músicos optam por esse tipo de lançamento, alguns erros ficam perceptíveis. E você vai pegar alguns por aqui. Principalmente, no vocal. Tem faixas que ele está melhor, faixas que está pior, mas nada que seja frustrante. A maior diferença acredito que sejam os backings de Michael Anthony, que realmente fazem falta, e um número menor de improvisos e brincadeiras com o público.

O setlist é simplesmente matador. Trazem 3 canções de seu ultimo álbum ("Tattoo", "She´s The Woman" e "China Town"), mas é focado em seu período clássico. Conforme já era de se esperar, não há nenhuma faixa dos tempos de Sammy Hagar ou de Gary Cherone. Relembram desde lados B como "Hear About It Later" (Fair Warning) e "I´ll Wait" (1984) quanto boa parte de seus clássicos como "Dance The Night Away" (Van Halen II), "And The Cradle Will Rock" (Women And Children First) e "Runnin With The Devil" (Van Halen). Tem uma outra musica que gostaria de ter escutado - "Jamie´s Cryin´" e "Where Have All The Good Times Gone", por exemplo - mas não dá para criticar a escolha das músicas.

Quando estavam no auge do sucesso, não houve uma preocupação de lançar um LP ou VHS ao vivo. Portanto, esse CD é extremamente bem-vindo. Diversão garantida. Torcendo por uma passagem deles pelo Brasil...

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Nostálgico

Faixas:
CD 01:
      01)   Unchained
      02)   Runnin´ With The Devil
      03)   She´s The Woman
      04)   I´m The One
      05)   Tattoo
      06)   Everybody Wants Some!!! 
      07)   Somebody Get Me a Doctor
      08)   China Town
      09)   Hear About It Later
      10)   (Oh) Pretty Woman
      11)   Me & You (Drum Solo)
      12)   You Really Got Me

CD 02:
      01)   Dance The Night Away
      02)   I´ll Wait
      03)   And The Cradle Will Rock...
      04)   Hot For Teacher
      05)   Women In Love
      06)   Romeo Delight
      07)   Mean Street
      08)   Beautiful Girls
      09)   Ice Cream Man
      10)   Panama
      11)   Eruption
      12)   Ain´t Talkin´ About Love
13)   Jump