domingo, 17 de agosto de 2014

Capital Inicial – Viva a Revolução (2014)





Por Davi Pascale

Capital Inicial está de volta. Dois anos após o lançamento de Saturno, o grupo de Brasilia solta novo EP. O disco é o oposto de seu antecessor. Se no álbum o anterior as guitarras ganharam volume nos remetendo à Atras dos Olhos e seu debut, aqui eles voltam à sonoridade pop rock com guitarras sem muita distorção e violões. O CD conta com as participações especiais de Thiago Castanho (Charlie Brown Jr) e do grupo de rap Cone Crew Diretoria.

Desde que retornaram às paradas de sucesso com o Acustico MTV que o grupo vem apostando cada vez mais nessa sonoridade (embora em alguns poucos trabalhos tenham fugido dessa temática como o projeto Aborto Elétrico). Embora muitos gostem de dizer que os rapazes se venderam, nesse caso, tenho um pezinho atrás. Discos como Todos Os Lados e até mesmo Eletricidade já tinham essa pegada mais pop com violões marcando presença. Portanto, não dá para dizer que foram por um caminho inimaginável. O único trabalho que não consegui entender onde eles quiseram chegar foi o Das Kapital, que me soou pasteurizado demais.

Com crise da indústria fonográfica, garotos apostando cada vez mais em downloads e espaços cada vez mais reduzidos para divulgação de novo material, os músicos optaram por fazer um esquema que vários artistas mais populares vem apostando. Criar um EP e colocá-lo no mercado ao valor de R$9,90. Artistas como Paula Fernandes, Roberto Carlos, Roupa Nova e Zezé Di Camargo & Luciano já apostaram nesse caminho. Na cena rock, acredito que sejam os pioneiros. Pelo menos no rock mainstream. Pode ser um caminho interessante...

Novo trabalho é marcado por sonoridade mais calma e letras críticas

O disco começa bem com “Melhor do Que Ontem”. Ótima faixa pop rock com violões falando alto e boa linha vocal. Na sequencia, “Tarde Demais”. Não, não é a faixa que fez sucesso na voz do Zezé Di Camargo anos atrás. Um pouco mais rock do que a anterior, marcada por seu baixo pulsante, a letra fala sobre o sentimento de incapacidade diante da situação atual do país. “A violência na televisão. Explode, me tira do ar”, “Minha rua mudou de sentido, virou contramão”, “Eu queria estar em outro lugar. Quem sou eu? Quem somos nós?” são alguns dos versos que nos ajudam a compreender onde o cantor quis chegar.

As letras de cunho político talvez sejam o momento de maior aproximação com o trabalho de 2012. Se bem que o Capital sempre carregou esse tipo de abordagem em seus discos (Quem não se recorda de Dinho gritando “vou denunciar autoridades incompetentes”, no longínquo ano de 1987?) e até mesmo em seus shows não faltam seus discursos de protesto (onde ele bate o famoso recorde de falar ‘cara’). A faixa seguinte, que dá nome ao álbum, vai ainda mais a fundo. A letra fala sobre as manifestações. “Eu vi um menino jogado no chão sem dignidade, sem educação. Tem copa do mundo, manipulação, vendendo mentiras na televisão. E o que você vai fazer? Vai ficar esperando sentado ou vai sair pra rua? Vamos todos pra rua...” Nessa faixa, temos a participação da Cone Crew Diretoria. Até entendo que o rap é um estilo que tem bastante letras politizadas, acho que tem a ver a participação. Por outro lado, achei que a versão sem eles ficou mais bacana. Teria utilizado a versão deles como faixa bônus e não o inverso.

Esse ar de insatisfação com a realidade em que estamos vivendo se mantém nas faixas seguintes. “Cabeça quente, sangue frio (...) Vejo fogo e fumaça. Se divertem, não acho graça”, canta Dinho Ouro Preto em “Não Tenho Nome”. Na agitada “Bom Dia Mundo Cruel”, mais críticas “Eu olho para o lado, somos pobres mortais, como notas amassadas de três reais”. Como podem notar, se não há peso na sonoridade da guitarra, o mesmo não podemos dizer das letras. Há quem critique a habilidade do cantor enquanto letrista. Eu, por outro lado, gosto do jeito que escreve. Bem colocado, direto, com algo a dizer. Simples, sim, porém, bem escrito. O CD se encerra com “Coração Vazio”, uma balada que conta com violões, vocais e nada mais. Mais Capital, impossível. Embora não seja um trabalho pesado, é um álbum bem bacana. Bem gravado, bem tocado e com ótimas canções. Se você curte a banda, pode comprar sem medo. Ótimo álbum!

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Pop/rock de qualidade

Faixas:
      01)   Melhor Do Que Ontem
      02)   Tarde Demais
      03)   Viva a Revolução (c/ Cone Crew Diretoria)
      04)   Não Tenho Nome
      05)   Bom Dia Mundo Cruel
      06)   Coração Vazio (c/ Thiago Castanho)
      07)   Viva a Revolução (Bonus Track)