segunda-feira, 28 de julho de 2014

Xandria – Sacrificium (2014)

Por Rafael Menegueti

Xandria - Sacrificium
A banda de metal sinfonico alemã Xandria é uma das mais interessantes do gênero e possui uma carreira consolidada com seis álbuns de estúdio lançados. O grupo no entanto passou por varias mudanças recentes nos vocais. A vocalista Lisa Middelhauve, carismática e adorada pelos seus fãs, decidiu deixar a banda em 2008 após lançar quatro álbuns com o grupo. Sua substituta, Kerstin Bischof, deixou o grupo apenas um ano depois de assumir o posto. Sua substituta, Manuela Kraler, demorou a ser encontrada, e a banda lançou o disco “Neverworld’s End” em 2012. Mas Manuela tambem não ficou muito tempo na banda, anunciando sua saída em outubro do ano passado.

A banda então chamou a holandesa Diane van Giersbergen (não confundir com a também holandesa Anekke van Giersbergen, elas não possuem relação de parentesco nenhuma) e com ela, eles agora lançam “Sacrificium”, seu sexto trabalho de estúdio. Com esse trabalho a banda busca uma continuidade a evolução que eles iniciaram em “Neverworld’s End”.

A evolução que digo foi no sentido de dar um aspecto mais pesado e progressivo às músicas da banda. Essa característica já pode ser vista na faixa que abre o disco, “Sacrificium”, com dez minutos de duração. “Nightfall”, primeira música de trabalho do disco, tambem é excelente, dando o tom desse disco. Os vocais de Diane são excelentes. Ela segue a mesma linha lírica de suas antecessoras, talvez mais próxima do que Manuela fazia. Não decepciona e faz exatamente o que se espera dela no disco.

O Xandria, com Diane van Giersbergen no centro 
Os músicos nos oferecem faixas cheias de peso, com riffs intensos e arranjos que deixam o som da banda atmosférico e épico. Dentre as faixas que exaltam essas características destaco “Stardust”, a enérgica “Betrayer” e “Little Red Relish”. Outras faixas mostram uma banda mais cadenciada, com ênfase na melodia e nos arranjos de teclado e sinfônico. Casos de “The Undiscovered Land”, “Until the End” e de “Temple of Hate”. O disco ganha ares mais tranquilos em faixas como “Our Neverworld” e de “Sweet Atonement”, balada que encerra o disco.

Com produção do sempre presente em lançamentos do tipo Joost van den Broek e tambem do próprio guitarrista da banda, Marco Heubaum, “Sacrificium” pode ser facilmente considerado um dos trabalhos mais ousados da banda. Não consigo dizer qual fase me agrada mais no grupo, se eram as faixas mais melódicas dos tempos de Lisa Middelhauve, ou essa nova pegada mais enérgica atual. O fato é que esse disco tem tudo pra ser um dos favoritos dos fãs e apresenta uma nova e bem entrosada vocalista, para dar contuidade a um trabalho que não pode acabar.

Nota:9,5/10
Status: empolgante

Faixas:

1. Sacrificium
2. Nightfall
3. Dreamkeeper
4. Stardust
5. The Undiscovered Land
6. Betrayer
7. Until The End
8. Come With Me
9. Little Red Relish
10. Our Neverworld
11. Temple Of Hate
12. Sweet Atonement

Xandria - Nightfall