domingo, 27 de novembro de 2016

Prince – Hit n Run Phase One (2015):



Por Davi Pascale

Derradeiro álbum de Prince demonstrava um artista atualizado em termos de arranjo. Hit n Run trazia o som do cantor para o presente.

Prince foi um dos artistas mais talentosos do universo pop. Criativo, inquieto, excelente músico, excelente cantor, performático. Um tanto egocêntrico, assim como acontecia com (quase) todo artista genial. Sim, podemos usar o termo para o rapaz sem soar exagerado ou forçado. Sem duvidas, era um artista único.

Dono de uma discografia enorme, o músico perfeccionista brincava como ninguém com elementos do funk, do pop, do hip hop, do dance, do rock. Misturava tudo sem dó. Sem medo de ser criticado, nem de ser ousado. Hit n Run segue essa cartilha...

“Million $ Show” abre o álbum relembrando trechos de “1999” e “Let´s Go Crazy”, antes de cair em uma levada R&B contemporânea que poderia ter sido utilizado em qualquer álbum da Beyonce. A inconfundível voz de Prince dá as caras em “Shut This Down” com um trabalho de teclado remetendo à sonoridade de discoteca. “FallInLove2Nite” é outra que poderia ser utilizada nas pistas de dança.



“Like a Mack”, dueto com Curly Fryz é uma faixa que marca bem essa modernização do seu som. Entretanto, o grande momento do disco é a balada “This Could B Us”, com uma linha vocal deliciosa, onde o músico voltava a explorar seu famoso falsete.

Prince era um artista completo. Nas apresentações, tinha o público na palma de suas mãos. Mesmo o jornalista mais carrasco abaixava a cabeça e enfiava o rabinho entre as pernas quando estava em sua frente. Em suas entrevistas, por exemplo, não permitia que gravassem a conversa. O repórter tinha que anotar tudo no papel. Todos obedeciam sem reclamar.

Além de compor, produzir e cantar, o músico tocava guitarra como poucos. “HardRockLover” resgata um pouco do seu talento nas seis cordas, embora no passado já tenha feito algo mais impressionante no instrumento. Há algumas bola fora no disco. “X´s Face “ soa sem sal, enquanto “Mr. Nelson” é um tanto confuso.

O músico volta a acertar a mão na reta final com “1000 X´s & O´s” e principalmente na balada “June” que conta com uma linha de voz que remete bastante ao trabalho que fazia nos anos 80 e 90, época em que marcou toda uma geração com clipes marcantes e faixas/trabalhos emblemáticos.

Hit n Run Phase One, certamente, não é seu melhor trabalho, mas é um disco que não merece passar batido. Prince demonstrava antenado com o presente, enquanto mantinha suas veias do passado. E, como era de se esperar, a qualidade de gravação e execução é impecável.

Nota:  8,0 / 10,0
Status: Nostalgia modernizada

Faixas:
      01)   Million $ Show
      02)   Shut This Down
      03)   Ain´t About 2 Stop
      04)   Like a Mack
      05)   This Could B Us
      06)   FallInLove2Nite
      07)   X´s Face
      08)   HardRockLover
      09)   Mr. Nelson
      10)   1000 X´s & O´s
      11)   June