domingo, 1 de março de 2015

Sonata Arctica – Centro de Eventos Pedro Bertolosso (Osasco, São Paulo – 27/02/2015)

Por Rafael Menegueti

Os finlandeses do Sonata Arctica estão fazendo a maior turnê pela américa latina de sua história. Só no Brasil são 10 shows. Na ultima sexta feira (27/02) a banda se apresentou na cidade de Osasco, o quinto show em solo brasileiro.


O local do show não era uma casa de shows habitual, mas sim um centro de eventos. Talvez o lugar um pouco isolado, e o fato de a banda se apresentar ainda no dia seguinte em São Paulo fizeram com que o show de Osasco tivesse publico modesto. Mas isso não 
pareceu problema nem para os músicos e nem para os fãs.

Antes da atração principal, duas bandas fizeram a abertura: Velvet Moonlight e Troll. Duas bandas originadas em Osasco e que viveram uma oportunidade única. A primeira, que ganhou o direito de abrir a noite em um concurso cultural, teve desempenho modesto. Os rapazes da Velvet Moonlight pareciam um pouco tímidos e inexperientes no palco, mas fizeram um show honesto e tocaram bem. Já a banda Troll parecia mais desenvolta. Formada apenas por dois músicos mais experientes, o grupo me deixou na duvida no inicio do motivo que levou uma banda punk a abrir um show do Sonata, mas eles surpreenderam e fizeram um show divertido e carismático, agradando ao público.

Por volta das 21:30, os finlandeses subiram ao palco. Abriram com “The Wolves Die Young” e de cara já mostravam por que provocam tanta adoração de seus fãs. A banda é carismática e liderada por um vocalista cheio de presença de palco e uma grande voz: Tony Kakko. “Losing My Insanity” foi a segunda a ser executada. O primeiro momento de maior euforia dos fãs veio na terceira canção, “Paid In Full”, single do álbum “Unia”. “Replica” veio em seguida trazendo os primeiros momentos de emoção para os fãs.


Outro clássico do álbum “Ecliptica”, “My Land”, veio em seguida. A banda fez questão de ressaltar o fato de o álbum estar já com 15 anos de seu lançamento, e que iria executar varias faixas dele. Depois de “Black Sheep”, veio mais uma dele, “Letter to Dana”, a grande balada do disco de estreia. Músicas dos mais recentes álbuns vieram em seguida, “Blood” e “I Have a Right”.

O show então atingiu um momento de maior energia e interação. Primeiro com “X Marks the Spot”, faixa perfeita para a interação da banda com a plateia. Depois e pesada e acelerada “8th Commandment” agitou os fãs. A calmaria voltou com outra balada clássica da banda, “Tallulah”. Em seguida veio outro dos pontos altos do show, a sempre ovacionada “Fullmoon”, sucesso absoluto da banda. Outra de “Ecliptica”, “UnOpened” veio em seguida, faixa que não era tocada ao vivo desde 2003. “San Sebastian” encerrou a primeira parte do show.


No encore, o grupo voltou trazendo duas faixas do álbum “Reckoning Night”. Eles subiram novamente ao palco para executar a excelente e longa “White Pearls, Black Oceans”, e encerraram a noite com a tradicional “Don´t Say a Word”. Um show que ficará na memoria dos fãs, recheado de sucessos e que comemorou em grande estilo os 15 anos de seu primeiro disco. A cena roqueira de Osasco teve uma noite histórica com a assinatura do Sonata Arctica.






Fotos: Rafael Menegueti

Setlist:
1. The Wolves Die Young 
2. Losing My Insanity
3. Paid in Full 
4. Replica 
5. My Land 
6. Black Sheep 
7. Letter to Dana 
8. Blood 
9. I Have a Right 
10. X Marks the Spot 
11. 8th Commandment 
12. Tallulah 
13. FullMoon 
14. UnOpened 
15. San Sebastian 

Encore:
16. White Pearl, Black Oceans... 
17. Don't Say a Word