sábado, 1 de agosto de 2015

O Bau do Raul: 25 Anos Sem Raul Seixas (2015)



Por Davi Pascale


Artistas de diferentes gerações se unem para celebrar a obra de Raul. Lançado em parceria com o Canal Brasil, vídeo está bem gravado, mas mostra que falta cantor no rock brasileiro.

Celebrar a obra de Raulzito já não é mais novidade há algum tempo. Talvez, Raul e Cazuza, sejam os nomes mais lembrados entre shows comemorativos no Brasil. Gravado na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, a intenção é boa, mas a saudade do nosso maluco beleza vai além da qualidade das composições.

O show foi criado para celebrar os 25 anos da morte de Raul e foi idealizado por Kika Seixas, última esposa do cantor e compositor baiano. Misturando hits com canções menores, o show deixa mais do que nítida a qualidade de sua composição. Questione o quanto quiser, se há ou não exagero em torno do culto criado em torno do rapaz, mas uma coisa é nítida. Por mais que tenhamos artistas talentosos, sim, não temos gente compondo nesse nível nos dias de hoje.

O envolvimento de Kika no espetáculo também não é nenhuma novidade. Desde que Raul foi encontrado morto em 22 de Agosto de 1989, vítima de uma pancreatite aguda, sua última companheira vem se responsabilizando pelo legado. À ferro e fogo, vetou o lançamento de diversos produtos e chegou à ser acusada de processar as filhas do artista por querer ganhar uma porcentagem maior do que recebe. Raulzito não era um cara de bens. Vivia de aluguel, não tinha carro, tudo que deixou foi sua obra.

Alguns dos convidados tiveram uma relação com o cantor. Jerry Adriani foi o responsável por tirar Raul da Bahia e leva-lo para o Rio de Janeiro. Raul chegou a produzir alguns discos do ídolo da Jovem Guarda e chegou até a compor para o músico. Edy Star fez parte da Sociedade da Grã Ordem Kavernista. Os Panteras foram sua primeira banda, enquanto Marcelo Nova foi o último à cantar ao seu lado (tanto em disco, quanto em shows). Outros, são artistas que admiram o trabalho do musico baiano. Ao menos, esperamos que seja assim.


Amigos de Raul participam do show

Raul Seixas era mesmo um artista único. Por mais que diversos músicos daqui tenham uma carreira digna e sejam altamente respeitáveis, nenhum deles consegue reproduzir o carisma que o rapaz tinha no palco. E muitos deixam evidente sua limitação vocal. Luiz Carlini é, sem dúvidas, um dos maiores guitarristas que nosso país já viu. Porém, sua interpretação vocal de "Rock das Aranhas" é sofrível. O mesmo vale para as interpretações de Clemente/Philippe Seabra, Tico Santa Cruz, BNegão e, o pior de todos, Claudio Roberto.

Os melhores momentos ficam por conta de Jerry Adriani (que continua com o gogó intacto), Marcelo Nova (que não inventa moda, ele é ele e ponto final) e da cantora Ana Cañas. Uma das mais jovens da turma, subiu ao palco sozinha, contando apenas com uma guitarra roubou o show com uma performance cheia de emoção. Também foi emocionante ver Os Panteras juntos novamente. Os momentos "vergonha alheia" ficam por conta do samba de Zeca Baleiro, do fraquíssimo Forfun e do já citado Claudio Roberto.

A banda principal estava bem entrosada e conta com bons músicos. A qualidade de gravação é muito boa, o filme realmente é bem produzido. Agora, que essa galera que vai lá cantar poderia ensaiar melhor, ah... isso poderia.

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Gravação ótima, qualidade das interpretações varia

Faixas:
01) Você Ainda Pode Sonhar - Os Panteras e Jerry Adriani
02) Sessão das 10 - Os Panteras e Edy Star
03) Rock das 'Aranha' - Luiz Carlini
04) Aluga-se - Digão
05) Abre-Te Sésamo - Clemente e Philippe Seabra
06) Sapato 36 - Tico Santa Cruz
07) Cowboy Fora da Lei - Marcelo Jeneci
08) Metrô Linha 743 - BNegão
09) Rock And Roll - Marcelo Nova
10) Pai Nosso da Terra - Nasi e Edgard Scandurra
11) Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás - Gabriel Moura
12) Aos Trancos e Barrancos - Zeca Baleiro
13) Se o Rádio Não Toca - Beto Bruno e Marcelo Gross
14) Quando Acabar o Maluco Sou Eu - Rick Ferreira e Claudio Roberto
15) Medo da Chuva / Metamorfose Ambulante - Ana Cañas
16) Loteria da Babilônia - Baia
17) D.D.I. (Discotecagem Direta Interestelar) - Forfun
18) Conserve Seu Medo - Nação Zumbi
Extras:
S.O.S - Baia
No Fundo do Quintal da Escola - Tico Santa Cruz
As Minas do Rei Salomão - Nasi e Edgard Scandurra
Século XXI - Marcelo Nova
Manguetown: Homenagem à Raul Seixas - Nação Zumbi + BNegão
Making Of