quarta-feira, 20 de julho de 2016

Heart – Beautiful Broken (2016):



Por Davi Pascale

O grupo das irmãs Wilson está com um novo trabalho nas lojas. Álbum resgata faixas obscuras, conta com um convidado ilustre e tira os músicos de um jejum de 4 anos.

Fazer um álbum de regravações não é algo exatamente original e dificilmente agradará os velhos fãs que têm muitas daquelas canções em sua cabeça como clássicos, perfeitas e intocáveis. Só que esse trabalho não é uma regravação de hits ou de clássicos. São canções que serão reconhecidas apenas por aqueles que são fãs de carteirinha.

Na verdade, Ann e Nancy resolveram regravar algumas musicas de alguns álbuns dos anos 80, onde elas não estavam satisfeitas com a mixagem original. Vieram 2 de Passionworks,2 de Private Audition e 2 de Bebe Le Strange. Para completar, incluíram uma releitura de um bônus track do seu mais recente disco (Fanatic) e 3 canções novas.

Esses 3 discos são recheados de baladas e aqui não foi diferente. Então, vá com calma. Com todo o auê em cima da participação do convidado ilustre, muita gente que não conhece a trajetória do grupo à fundo ficará meio decepcionado quando notar que aquela faixa é a única com aquela pegada suja e pesada.

O convidado em questão é nada mais, nada menos do que James Hetfield, a voz do Metallica. O músico dá as caras na releitura de “Beautiful Broken”. A faixa que leva o nome do disco já havia sido lançada como bônus track de Fanatic. Assim como as demais faixas escolhidas, não sofreram nenhuma mudança drástica nos arranjos. Se bem que confesso que foi divertido ouvi-los juntos.

As faixas dos anos 80 também não foram recriadas. O que fizeram praticamente foi tirar aqueles sons de bateria eletrônica, de teclados oitentistas. Deram mais ênfase nos vilões, nas orquestrações. Em outras palavras, deixaram o som mais puro. Gostaria de ter escutado mais canções com uma pegada mais rock n roll. Uma releitura de “How Can I Refuse” (Passionworks), por exemplo, poderia ficar bem interessante.

As 3 inéditas também são canções lentas. A melhor delas, por sinal uma das melhores do disco, é “I Jump”. Essa música poderia ter sido incluída no álbum Jupiter´s Darling. Traz aquela influencia de Led Zeppelin escancarada. “Heaven”, que conta com orquestrações e guitarras slides, também é bem interessante. Já “Two” achei bem sem graça. Não por pertencer à um cantor de R&B (na verdade, ela é do repertório do Ne-Yo), mas achei a musica malinha mesmo. Das regravações, a que mais gostei foi o blues “Down On Me”.

Beautiful Broken é um trabalho bacana, bem gravado, mostra que Ann Wilson ainda está com a voz super em dia, mas não é um álbum recomendado à todos. Você não se tornará um novo fã ouvindo esse disco. É recomendado apenas para quem realmente é fã do grupo e gosta e conhece as musicas dos anos 80 à fundo. Se esse é teu caso, confira!

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Devagar

Faixas:
      01)   Beautiful Broken (Fanatic)
      02)   Two (Nova – cover Ne-Yo)
      03)   Sweet Darlin´ (Bebe Le Strange)
      04)   I Jump (nova)
      05)   Johnny Moon (Passionworks)
      06)   Heaven (nova)
      07)   City´s Burning (Private Audition)
      08)   Down On Me (Bebe Le Strange)
      09)   One Word (Private Audition)
 10)   Language of Love (Passionworks)

Nenhum comentário:

Postar um comentário