quarta-feira, 30 de maio de 2018

Humberto Gessinger – Ao Vivo Pra Caramba (2018):




Por Davi Pascale

Líder do Engenheiros do Hawaii lança novo DVD ao vivo. Trabalho resgata álbum clássico de sua ex-banda, ao mesmo tempo em que demonstra pé no presente. Fãs do cantor ficarão satisfeitos com novo registro.

Uma das características de Humberto Gessinger é sempre inovar. Não é todo mundo que curte a ideia, mas o rapaz não é daqueles que passa o tempo todo tocando a mesma coisa do mesmo jeito. Há sempre uma novidade. Nem que seja uma nova formação ou novos arranjos.

Aqui, temos as duas realidades. Humberto sobe ao palco acompanhado do baterista Rafael Bisogno e do guitarrista Felipe Rotta. Ainda que resgate seus tempos de power trio, isso não significa que esteja recorrendo aos velhos arranjos. Não se trata de reviver um tempo que ficou para trás, mas de mostrar à uma nova geração um material que venceu a barreira do tempo.

A Revolta dos Dândis trouxe várias mudanças na carreira do Engenheiros. Consagrou o formato power trio, colocou Gessinger na posição de baixista, apresentou o cultuado Augusto Licks, além de contar com algumas de suas músicas mais famosas. Quem viveu a época de ouro irá se lembrar de canções como “Infinita Highway” ou “Refrão de Bolero” sendo tocadas à exaustão nas rádios Brasil afora.

Humberto em ação

Os lançamentos do Engenheiros ficaram marcados, nessa primeira fase, por quase sempre ter uma cor predominante na capa. Em Várias Variáveis era o verde, em Gessinger, Licks &Maltz era o azul, em Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém, o vermelho, já nesse álbum era o amarelo. E isso foi predominante para a criação do cenário, do merchandising e até pela escolha dos instrumentos. Tudo predominando a cor amarela.

A turnê fez sucesso. No primeiro momento do show, o músico resgata o álbum na íntegra. Traz novas leituras para velhas ideias. Algumas músicas foram casadas com outras. Caso dos hits “Refrão de Bolero” e “Terra de Gigantes”. Embora tenha recorrido power trio, Humberto não deixou de dar seguimento ao formato de show que vem realizando nos últimos anos. Com uma pegada, muitas vezes, mais acústica e passando por uma infinidade de instrumentos. Se há algo que remeta aos velhos tempos é sua voz que segue intacta.

Interessante notar que não apenas clássicos como “Infinita Highway” ou “Revolta Dos Dândis” levantaram o público, mas também alguns lados B. Por algumas vezes, lado Z, caso de “Guardas da Fronteira”. Interessante ver uma nova geração cantando os versos ‘além do mito que limita o infinito’. Quem diria?

A segunda parte do show é quando Humberto resgata canções de seus outros álbuns. Essa parte mudava a cada apresentação. Quando foi anunciado o DVD, fiquei bem curioso para saber o que escolheria para a gravação, mas o músico fez diferente. Essa parte praticamente caiu fora do vídeo. Foi criada uma segunda parte, predominando a sonoridade acústica, com os músicos tocando ao vivo em estúdio. Só nos minutos finais é que volta o show.

Primeira tiragem autografada

Algo interessante para os antigos fãs é a participação especial do antigo baterista, Carlos Maltz. Infelizmente, não atrás de uma bateria como gostaria de ver, mas dividindo os vocais com seu velho amigo em “Filmes de Guerra, Canções de Amor”. Legal ter participado do projeto. Lembro que assisti as gravações do álbum 10.000 Destinos e Maltz também participou do show, mas por alguma razão sua performance foi eliminada do vídeo. Lembro que fiquei triste na época...

A nova formação está bem entrosada. Humberto é um bom músico. Seguro e carismático. Quem é fã do Engenheiros, certamente irá gostar do novo vídeo. Quem nunca se ligou muito, recomendo assistir antes ao Acústico MTV e dar uma escutada nos álbuns clássicos (ou seja, de Longe Demais das Capitais à Simples de Coração). Eu sempre fui fã e fiquei bem satisfeito com o resultado final. DVD legal pra caramba...

Nota: 8,0

Faixas:
      01)   A Revolta Dos Dândis I
      02)   Infinita Highway + Até O Fim
      03)   Quem Tem Pressa Não Se Interessa
      04)   Vozes + Terra de Gigantes
      05)   Desde Aquele Dia
      06)   Além Dos Outdoors
      07)   Guardas da Fronteira
      08)   Refrão de Bolero + Piano Bar
      09)   Filmes de Guerra, Canções de Amor
      10)   A Revolta dos Dândis II
      11)   Das Tripas Coração
      12)   Pra Caramba
      13)   Saudade Zero
      14)   Cadê
      15)   Pose
      16)   Faz Parte + Vida Real
      17)   Alexandria

Nenhum comentário:

Postar um comentário